O mundo do e-commerce é intenso. A par da riqueza de oportunidades, do potencial que os mercados e recursos atuais oferecem a empresas de todo o tipo, a competição é também muita, e a complexidade faz com que tomar decisões possa ser difícil. No entanto, isto não faz com que muitas empresas pequenas e grandes deixem de se aventurar online, rumo, em inúmeros casos, ao êxito.
Um dos conceitos que todos os negócios modernos devem conhecer é o de análise da concorrência. Neste artigo, vamos explorar a informação essencial que deve conhecer para poder usar esta ferramenta no seu e-commerce.
Definição
A análise da concorrência, também chamada análise da competição ou competitiva, é o exame por parte de uma empresa, como elemento da sua estratégia, das outras marcas que operam no seu setor e que ocupam uma posição semelhante no mercado, para ficar a conhecer as suas características e abordagens.
Tal como o conhecimento aprofundado dos clientes, cuja importância é bem conhecida no mundo empresarial, conhecer bem os competidores é um dos elementos essenciais para a tomada de decisões e para a elaboração de planos.
A análise pode incluir os produtos, preços, resultados, pontos fortes e fracos ou qualquer outro elemento desejado. Pode incidir sobre apenas uma ou duas concorrentes ou pode ser exaustiva. Todos os detalhes dependerão das metas e necessidades de cada negócio.
Porquê fazer uma análise da concorrência?
A velha citação segundo a qual ninguém é uma ilha poder-se-ia aplicar com igual justiça às empresas. Um negócio não opera numa bolha, mas num contexto: ao nível do tempo e do espaço, do mercado, dos seus clientes e, claro, da concorrência.
Pode parecer tentadora a ideia de pensarmos apenas nas nossas responsabilidades em isolamento, sem tomar em conta a competição. No entanto, esta é uma atitude que pode prejudicar gravemente a sua empresa. Pensar ativamente nos seus competidores é não só essencial a nível estratégico, como pode trazer grandes benefícios práticos ao funcionamento do seu negócio. Mais abaixo, listaremos as vantagens que um processo de análise da concorrência metódico pode trazer.
Quando fazer uma análise da concorrência?
Um momento importante para realizar uma análise detalhada da concorrência é a fase inicial de um negócio. Muitas pessoas atuam partindo de ideias pré-concebidas sobre a concorrência, que podem estar incorretas ou desatualizadas.
Entretanto, atualizações e repetições frequentes são importantes. Os mercados atuais mudam rapidamente, e estar a par de informação atualizada e das novas tendências requer disciplina. A análise da concorrência deve ser vista como uma boa prática regular, como manter o armazém ou os registos bem organizados.
Benefícios
Estas são algumas das funções e vantagens mais importantes e comuns de uma análise da concorrência.
- Ficar com uma perspetiva melhor do seu setor;
- Compreender melhor os padrões e standards praticados no seu ramo, o que é necessário para os cumprir ou, claro, superar;
- Ficar a conhecer melhor a sua própria empresa, por comparação com as outras, e quais as suas vantagens competitivas;
- Diferenciar-se em relação aos competidores;
- Estar a par das tendências dos mercados e de transformações que afetam o setor;
- Descobrir nichos de mercado por explorar;
- Medir o seu crescimento e resultados em contexto;
- Descobrir áreas a melhorar;
- Aprender lições com outras empresas – e as lições negativas, devemos lembrar, não são as menos importantes.
Alguns pontos a analisar
Os aspetos mais tipicamente examinados durante uma análise de concorrência são, de um modo geral, bastante intuitivos – como os produtos, os preços, as estratégias de marketing, a cobertura geográfica ou os pontos fortes e fracos dos competidores.
Vale a pena observar que, muitas vezes, uma das funções mais importantes da análise é precisamente identificar quem são os concorrentes principais.
Uma vertente que assumiu uma relevância sem precedentes nos últimos anos é a logística da entrega de encomendas. Com o e-commerce, as estatísticas mostram que a qualidade do serviço de envios tem um peso formidável na satisfação do cliente.
O que nos leva ao próximo ponto.
InPost: o rumo certo na logística de última milha
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Esta abordagem permite alcançar uma relação preço-qualidade excecional e é também cada vez mais popular entre os consumidores. Os resultados demonstram-no, e o nosso foco na satisfação do cliente permitiu-nos alcançar uma avaliação de 4,7 na TrustPilot.
Outro dos nossos princípios orientadores é a sustentabilidade ambiental, um tema de importância fundamental no mundo moderno, quer a nível ético quer, com a crescente consciencialização do público para este tema, a nível comercial.
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