As operações logísticas de envio de encomendas são uma parte fundamental do dia a dia de inúmeras pequenas e médias empresas. O volume de envios tem vindo a crescer vertiginosamente nos últimos anos, com a popularização das compras pela internet.
Pode estar envolvida uma miríade de pequenos detalhes, como o contacto com a empresa de transporte ou a impressão de etiquetas. No entanto, as oportunidades para erros e atrasos multiplicam-se, e as ineficiências durante este processo significam custos adicionais para a empresa e, potencialmente, um pior serviço ao cliente.
Esta é uma lista dos erros mais comuns e importantes no processo de envio de encomendas de PMEs. Ter esta lista em mente, analisar a frequência com que possam ocorrer na sua empresa e considerar formas de corrigir os problemas é um excelente investimento do seu tempo e atenção.
1. Mau empacotamento
É um aspeto com frequência negligenciado e com um grande impacto. Boas práticas de empacotamento são vantajosas a vários níveis. Uma má embalagem pode resultar num produto danificado, no uso de espaço desnecessário e consequentes custos de transporte acrescidos, no uso de tempo ou materiais desnecessários e numa má imagem da empresa.
Por exemplo, as estatísticas indicam que um grande número de produtos sofre danos devido a embalagens demasiado grandes.
Prestar atenção à forma como o empacotamento está a ser processado, à adequação das embalagens, ao uso de materiais de acondicionamento, como esferovite, e seus custos, e a todos os demais pormenores, traz grandes recompensas a longo prazo. Poderá encontrar também neste blog as dicas mais importantes sobre empacotamento.
2. Informações de envio incorretas
O mundo moderno, ouve-se por vezes dizer, é o mundo da informação, e nada é mais importante que a qualidade da informação de que dispomos. A comunicação com o cliente, em ambos os sentidos, é fundamental no comércio digital, e aqui surge na sua vertente mais básica.
Problemas de entrega devidos a erros na morada, no nome do destinatário, ou no número de telefone, são comuns e resultam em demoras, potenciais custos e possível insatisfação do cliente.
A melhor recomendação para evitar este problema é rever com cuidado toda a informação antes de proceder ao envio. Peça todos os detalhes necessários ao cliente, assegure-se de que estão corretamente registados e telefone, se necessário, para pedir esclarecimentos.
Devemos referir que o sistema de envio ao NÃO domicílio, em que a InPost se especializa, simplifica esta parte do processo, uma vez que as encomendas são enviadas para um Ponto Pack ou Locker.
3. Falta de seguimento do envio
Um recurso que nos dias de hoje assume um papel indispensável é o seguimento, ou rastreio, da encomenda, isto é, a disponibilização de informação atualizada quanto à sua localização.
Sem a possibilidade de seguir o envio, gera-se incerteza, quer para o remetente, quer para o destinatário. Um inquérito recente revela que a grande maioria dos compradores online atribui importância a este recurso e tem por hábito usá-lo.
Por isso, a InPost proporciona um serviço de seguimento da encomenda 24 horas por dia, desde o momento em que vem parar às nossas mãos até à entrega no ponto de destino.
Deve certificar-se de que transmite aos seus clientes, no e-mail da compra, o número de seguimento fornecido para cada encomenda, assim como o link para fazer o seguimento. Com certeza, muitos clientes poderiam encontrar por si próprios este link, mas há não só pessoas pouco acostumadas a fazer compras online, como este procedimento mostra cuidado, e clientes, por outro lado, habituados às compras online poderiam notar a sua ausência e tomá-la como desleixo.
4. Maus cálculos dos custos
Há um número significativo de empresas de comércio digital que não contabilizam o custo dos envios ou fazem cálculos pouco cuidadosos dos gastos com o empacotamento e outros detalhes semelhantes.
É claro, quanto maior for o valor do produto enviado, menos o valor do envio é relevante, em proporção. Para artigos mais pequenos, em que a margem de lucro é prejudicada significativamente pelo valor do envio, a abordagem poderá passar, por exemplo, por oferecer o envio a partir de um certo valor. Isso incentiva o cliente a agregar outros artigos à compra.
Outra forma de controlar o custo dos envios é proporcionar ao cliente opções mais económicas, como é o caso do envio através de um Ponto Pack. Poderá descobrir mais sobre esta e outras vantagens da nossa abordagem neste blog e no nosso website.