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8 dicas de vendas online para particulares

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A compra e venda entre particulares, através da internet, em websites como por exemplo a Vinted, é hoje em dia muito popular. Permite-nos muitas vezes encontrar um modo vantajoso de nos desfazermos de coisas de que já não precisamos, ou, pelo outro lado, encontrar “pechinchas” irresistíveis.

Para quem está interessado no mundo do e-commerce, importa conhecer algumas ideias essenciais. Estas são as nossas 8 dicas para particulares que querem vender pela internet.

1 – Esmere-se nas fotografias

Famosamente, uma imagem vale mil palavras. Isto aplica-se com certeza ao comércio digital. Toda a gente tem interesse em ver o que planeia adquirir, e, no caso das compras pela internet, esta é a única forma.

Algumas coisas a ter em atenção:

  • Usar sempre fotografias tiradas por si. Não caia no facilitismo de usar fotos encontradas na internet de um artigo igual; o comprador tem interesse em ver especificamente o que vai comprar.

  • Tirar fotografias de boa qualidade; fotografias com pouca resolução não causam a melhor impressão, nem do produto nem de quem o vende.

  • Usar uma iluminação adequada. A luz do dia é normalmente a melhor escolha: outros tipos de iluminação fazem por vezes que as cores pareçam diferentes nas imagens. Use um fundo liso, de preferência.

  • Mostrar o artigo de todos os lados e na sua totalidade; o comprador pode ter interesse, por exemplo, em inspecionar o artigo para defeitos, por isso, apresente uma imagem tão completa quanto possível.

  • Tenha o cuidado de tirar fotos a todos os defeitos e imperfeições. A transparência e completa honestidade são fundamentais.

2 – Use títulos concisos que incluam as palavras mais importantes

Pensar nas palavras por que um potencial comprador pode procurar e usá-las no título do anúncio é um ponto básico que muitos vendedores online esquecem. Examine os seus títulos e decida o que é importante. Se o artigo for uma camisola verde de tamanho pequeno, é isso que deve constar no título. Se o título for “peça única de vestuário, compre já”, é provável que ninguém que esteja à procura de uma camisola verde o vá encontrar.

3 – Faça descrições claras e detalhadas

Este não é um domínio onde o minimalismo seja o ideal. Quem compra online, tem com frequência interesse em saber o mais possível sobre o produto. Pode querer saber o tamanho de um livro para ver se cabe numa estante, ou se um casaco tem um bolso interior. Faça descrições cuidadas. Como com as fotos, não se esqueça de referir na descrição quaisquer defeitos ou imperfeições.

4 – Estabeleça um preço adequado

Esta dica não requer muita explicação. Ninguém está interessado em gastar mais dinheiro que o necessário. Dê uma olhadela aos anúncios de outros artigos semelhantes ao que pretende vender para ficar com uma ideia aproximada do preço por que costumam ser comprados. É claro, muitos pormenores podem fazer uma diferença importante, como a condição do artigo.

5 – Construa uma relação de confiança com compradores

A falta de confiança na pessoa do outro lado é uma das grandes condicionantes do comércio digital. A interação cara a cara numa loja física é difícil de bater em termos de estabelecer uma ligação humana e uma imagem de profissionalismo. Muitas pessoas evitam comprar online precisamente por esse motivo: sem conhecer pessoalmente a pessoa do outro lado, sentem-se inseguras. Por isso, é absolutamente essencial conquistar a confiança de compradores e construir uma reputação positiva. Assegure-se de que não falha com compromissos. Não se esqueça também de que as redes sociais podem ser um instrumento poderoso. Através das redes sociais, pode ser possível encontrar potenciais compradores que conhece pessoalmente, o que ultrapassa esta dificuldade.

6 – Prime pela prontidão

Um esforço nesta vertente é um investimento sensato da sua energia. O mundo do comércio digital não se compatibiliza bem com o vagar e a perda de tempo. Isto aplica-se quer à resposta a mensagens, quer ao envio de artigos depois da encomenda. Agir com prontidão vai fazer com que passe uma melhor imagem e evitar clientes dececionados ou insatisfeitos.

7 – Embale os artigos com cuidado

Uma embalagem adequada e feita com atenção vai permitir-lhe causar uma boa imagem junto do comprador, evitar danos ao artigo e evitar custos adicionais desnecessários no transporte, devidos a embalagens demasiado grandes.

Os custos com as embalagens e materiais de enchimento e proteção também têm de ser tidos em conta. Se costuma receber compras em casa, poderá ser possível poupar reutilizando embalagens e materiais.

Uma dica adicional é colocar uma nota de agradecimento no pacote enviado. É um pormenor que vai ajudar a diferenciá-lo e deixar uma boa impressão. Com frequência, esta prática atrai comentários e avaliações positivas dos clientes.

8 Escolha uma empresa de transporte de confiança

Um dos fatores que diferencia o comércio digital do tradicional é o enorme relevo do transporte de encomendas. Uma necessidade fundamental é a de escolher uma empresa de transporte que esteja à altura da tarefa.

A InPost especializa-se numa estratégia que se tem tornado cada vez mais popular e que é a resposta aos desafios do comércio online moderno. A entrega de encomendas ao NÃO domicílio, através do uso de Pontos Pack, caracteriza-se pela rapidez e eficiência, pelo reduzido impacto ambiental e pela sua conveniência para o cliente.

Descubra mais sobre as vantagens desta abordagem no nosso website e neste blog.

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