Passos para enviar uma pintura ou quadro
Se o envio de um quadro se destaca por algo, é pela sua fragilidade, peso e valor do mesmo. Por tudo isto, é considerado um envio especial para o qual devem-se tomar medidas específicas.
1. Declara o valor da obra de arte
Este passo é particularmente importante, principalmente em termos do processo alfandegário e tudo relacionado ao seguro de envio. Em caso de perda ou deterioração das encomendas, o seguro será acionado com base no valor declarado da embalagem.
Isto vai de encontro a outro conselho: faz um seguro pelo valor da obra de arte. Assim, não terás qualquer problema caso aconteça algo com a encomenda. E, mesmo que implique um pequeno custo extra no envio, garantimos que vale a pena.
2. Encontra uma boa embalagem
Este ponto é vital. Durante o processo de envio, a embalagem pode sofrer danos devido ao transporte, armazenamento, etc. Para evitar o máximo de danos, verifica que a embalagem é a melhor possível.
Podes utilizar diferentes tipos de embalagens, dependendo do material da moldura, se tem vidro ou não, etc. Na InPost, recomendas que não desvalorizes a embalagem e usa quanto material precisares.
3. Etiqueta corretamente a embalagem
Como sempre, recordamos que a etiqueta é a identificação da embalagem. Se não colocas as etiquetas corretamente, os nossos colaboradores terão mais dificuldade para conseguir identificar qual é o destino da embalagem. E, além disso, evitas atrasos nas entregas das encomendas.
A nossa recomendação é que coloques uma etiqueta dentro da própria embalagem e, uma vez embalada, colocar outra etiqueta por fora. E lembra-te: a etiqueta tem de estar bem visível.
Para o envio de quadros ou obras de arte, e, em geral, para qualquer envio de produtos frágeis, recomendamos também colocar um autocolante que indique que é um produto frágil. Isto ajuda a que no processo de transporte exista uma maior cuidado.
Conselhos de embalagem para envio de um quadro
Para nós, o ponto mais importante é que a embalagem seja a melhor possível. Algumas coisas que deverias ter em conta:
Protege o vidro: em dúvida esta é a parte mais frágil, por isso deves ter um cuidado especial com o vidro. Primeiro, deves colocar fita adesiva em forma de X, para que as vibrações não o partam. Depois disto, deves colocar uma folha de cortiça ou de cartão ondulado.
Não poupes no plástico bolha: o plástico bolha é muito económico e pode salvar o teu quadro. Assegura-te que o embrulhas muito bem.
Utiliza papel de embrulho para embalar por completo o quadro. Fecha bem o embrulho com fita-cola, algumas voltas serão suficientes.