O comércio digital abriu e continua a abrir possibilidades imensas, quer para consumidores quer para empresas. E uma parte destas possibilidades tem que ver, é claro, com encontrar melhores preços e formas de poupar dinheiro.
Estas são algumas ideias que lhe podem permitir economizar nas suas compras. Algumas das sugestões podem ser um modo de poupar numa compra que tem planeada, enquanto outras são pequenos cuidados que podem fazer uma grande diferença a longo prazo.
1. Comparação de preços
Começamos pelo óbvio. Que, no entanto, fica por vezes esquecido.
Na internet, temos ampla oportunidade para fazer comparações de preços. Não assuma que este é igual em todas as lojas.
Entretanto, tenha atenção a negócios de aparência suspeita e preços que pareçam implausíveis. Pode tratar-se de mercadoria roubada, falsificada, danificada, ou simplesmente de fraude. É possível encontrar oportunidades fantásticas no e-commerce, mas também pode tratar-se de um engodo típico de empresas mal-intencionadas.
2. Faça uma lista de compras e orçamento
Este pode parecer mais um ponto básico, mas é na verdade fácil subestimar o efeito de planear e organizar melhor as suas compras.
Manter um registo dos seus gastos com os diferentes tipos de compras e de artigos pode ser uma revelação. Muitas vezes, não temos uma noção correta do que gastamos e com o quê.
Faça um orçamento que inclua as suas necessidades do dia a dia, como roupa, comida e outras despesas. E com base nesse orçamento, seja mais intencional com o que compra. Uma pequena alteração no preço de algo que compra muito regularmente, por exemplo, pode fazer uma grande diferença ao fim do ano. Listas de compras a longo prazo e “wish lists” também ajudam a aproveitar as melhores ocasiões, como saldos.
3. Transporte de encomendas
Por vezes, os custos de envio da encomenda adicionados ao preço original transformam por completo uma oferta. Certifique-se de que tem em conta o preço final.
A modalidade de entregas ao NÃO domicílio é uma opção formidável de que pode usufruir. Esta abordagem à entrega de encomendas, em que a InPost é líder na Europa, representa grandes vantagens, não só a nível de custos, mas também em termos de sustentabilidade e de conveniência para si. Poderá descobrir mais sobre estas vantagens no nosso site e neste blog.
4. Tenha em atenção a melhor altura para comprar
A pressa é inimiga da perfeição também nas compras. Se não tiver urgência, procure descobrir o momento do ano em que o artigo que tem em vista fica mais barato.
Por exemplo: Roupa fora de estação. A melhor altura para comprar um casaco ou calçado quente não é o inverno. O mesmo se aplica a decoração de época e outros artigos que sejam típicos de uma altura do ano, que ficam normalmente em saldos depois, quando as lojas precisam de esvaziar o stock.
Compre artigos eletrónicos quando sai um novo ou quando uma novidade da concorrência é lançada. Quando lojas e armazéns querem libertar espaço para um modelo novo, baixam os preços dos modelos anteriores ou das marcas concorrentes.
Tenha também debaixo de olho, claro, eventos como a Black Friday.
5. Artigos em segunda mão
Há um imenso mercado na internet de artigos em segunda mão, que não só permite tirar proveito de preços excelentes, como é ainda uma prática amiga do ambiente. Dê uma olhadela, por exemplo, a lojas como a Shein ou a Vinted.
Um tipo específico e muito vantajoso de produto em segunda mão a que por vezes não damos a atenção devida é a tecnologia recondicionada e open-box.
Recondicionado significa que o artigo foi examinado para reintrodução no mercado, e open-box, ou caixa-aberta, significa que a caixa foi aberta e o artigo devolvido, mas que, fora isso, está como novo. Neste último caso, o preço é normalmente apenas ligeiramente mais baixo que o do artigo novo.
6. Subscreva tudo
Subscrever as suas marcas favoritas compensa, e em particular empresas pequenas, o que muitas vezes é negligenciado. Assine newsletters, mailing lists, etc. As empresas querem o seu nome e contacto para fins publicitários e em troca oferecem, muitas vezes, regalias.
Algumas empresas, por exemplo, oferecem um desconto único especial a novos subscritores, mas outras poderão enviar-lhe ofertas de amostras gratuitas, descontos regulares em produtos que usa, cupões, etc. Isso para além de se manter a par de eventos, saldos, promoções e afins. Se vai fazer compras com uma loja pela primeira vez, subscreva um ou dois dias antes, para receber o código promocional, se o houver, a tempo.
Para além dos emails, torne-se membro de programas de fidelidade. São normalmente gratuitos, e podem incluir, por exemplo, sistemas de acumulação de pontos que lhe deem acesso a descontos ou outras ofertas.
Mas use uma conta de email separada para as subscrições e compras, para não inundar a caixa de entrada do seu email regular com spam e mensagens promocionais.
7. Use cupões e apps
Cupões de desconto podem representar grandes poupanças. Adquira o hábito de os procurar e usar. É fácil procurar cupões para qualquer loja ou produto no Google.
Entretanto, existem também sites e apps úteis que ajudam a encontrar cupões e os indicam automaticamente quando visita o website de uma loja.
Outras apps úteis são as de comparação de preços. É possível, por exemplo, instalar uma app que lhe envia uma notificação sempre que encontrar mais barato noutro site o artigo de que estiver à procura. Isto é especialmente útil porque a app pode encontrar o artigo numa loja em que não se lembraria de procurar.
8. Compre artigos de mercearia em quantidade
Para produtos com um prazo de validade longo e uso regular, como farinha ou champô, é por vezes possível comprar em grande quantidade, com vantagem no preço.
Por exemplo, um frasco grande de champô que pode reencher a granel pode não só sair mais barato, como ainda evita desperdícios, pelo que o ambiente também agradece.
9. Abandono do “carrinho”
Eis uma dica pouco convencional e que nem sempre (é claro!) resultará, mas que pode valer a pena tentar.
Crie conta, escolha o artigo que pretende, e deixe a compra sem a finalizar. Algumas lojas fazem ocasionalmente promoções de abandono do carrinho, isto é, enviam-lhe um email a oferecer um desconto especial no artigo que abandonou.
10. Entre em contacto com a empresa
Na azáfama do mundo moderno, podemos nem sempre ter o tempo ou a energia para um telefonema ou para nos dirigirmos a uma loja física, mas há outras formas, muito práticas, nomeadamente o email e o chat, para contactar com uma empresa.
Se uma encomenda chegar danificada ou trocada, é claro, deve sempre queixar-se ao vendedor para pedir uma substituição. Mas há muitas outras ocasiões em que podemos ter interesse em entrar em contacto com uma empresa. Por exemplo, para estender a data de um cupão ou obter um desconto. Descontos retroativos e ajustes no preço são muitas vezes possíveis, através normalmente de crédito adicionado à conta, quando o valor de um artigo baixa depois da compra.
No mundo do comércio online, em que as interações cara a cara ficam para segundo plano, temos toda a vantagem em não nos esquecermos desse elemento essencial que é a comunicação humana.
Boas compras e boas poupanças!