O comércio digital moderno dá-nos acesso a todo o tipo de produtos à distância de alguns cliques, e é frequente acabarmos à espera de uma encomenda cara, ou pelo contrário, na necessidade de enviar algo de valor elevado a alguém, quer se trate de um presente, quer de uma venda: de aparelhos eletrónicos a roupa de estilista e muito mais.
É claro, sentimos uma necessidade acrescida de precaução nestes casos. Mas qual é o modo mais seguro de enviar uma encomenda valiosa? E que cuidados adicionais poderão ser importantes?
É a estas questões que procuraremos dar resposta neste artigo.
É seguro enviar uma encomenda valiosa por ponto de recolha?
Este é um ponto crítico para muitas pessoas que, não conhecendo ainda bem esta modalidade de entrega, se questionam sobre como se compara aos envios convencionais ao nível da segurança, e que diferenças pode haver.
Entretanto, não há motivo para preocupação! A InPost lida diariamente com encomendas de todo o tipo que são altamente importantes para os seus remetentes e destinatários, e não poderíamos deixar de corresponder a essa confiança com todos os cuidados para garantir a segurança dos nossos envios.
Abaixo, veremos em que consistem essas medidas de segurança para cada um dos nossos tipos de pontos de recolha, os Pontos Pack e os Lockers.
Pontos Pack
Um Ponto Pack é uma loja de rua que atua em parceria connosco para funcionar como ponto de levantamento de encomendas. Nestes casos, o seu embrulho fica ao cuidado do responsável da loja até que o vá levantar. Analisamos todos os estabelecimentos que fazem parte da nossa rede de Pontos Pack para verificar que merecem a nossa e a sua confiança.
Se tem uma loja, ou conhece alguém que tenha, que pretenda fazer parte da rede InPost, poderá visitar esta página, onde encontrará a informação essencial sobre o processo de candidatura e sobre as vantagens que isso poderá trazer ao seu negócio.
Lockers
Os nossos Lockers, ou cacifos automáticos, são protegidos por eficazes mecanismos de segurança. Isto é necessário, uma vez que são dispositivos autónomos, que funcionam sem supervisão ou assistência humana, situados em locais públicos, onde as encomendas podem ser levantadas a qualquer hora do dia ou da noite.
Estes mecanismos incluem uma estrutura robusta e um sistema de câmaras de vigilância e iluminação LED. Quanto ao levantamento da encomenda, este é feito através de um código secreto que é fornecido ao destinatário.
Cuidados com a embalagem
O primeiro cuidado passa por acondicionar devidamente o conteúdo do pacote, de modo a evitar o risco de danos durante o transporte. Usar materiais de embalagem resistentes, materiais de recheio e uma segunda barreira de proteção é o ideal, assim como não usar uma embalagem maior que o necessário: as estatísticas mostram que uma grande proporção dos danos a encomendas ocorre devido ao uso de embalagens demasiado grandes. Colar uma etiqueta com o alerta de “frágil”, se for o caso, deixa o transportador de sobreaviso para que tenha especial cuidado no manuseamento.
Seguro
É claro, no caso de uma encomenda valiosa, faz sentido redobrado fazer seguro. Todos os nossos envios incluem um seguro básico de 25 euros, que pode, no entanto, aumentar até 500 euros. Consulte todos os níveis de seguro que disponibilizamos, e as taxas correspondentes, clicando aqui. Para adicionar o seguro, só precisa de selecionar a opção desejada na página de envio de encomenda, antes do pagamento.
Tirar fotografias do conteúdo e do pacote
Pode ser boa ideia – especialmente se estiver a vender online e se tratar de artigos de valor alto – tirar fotografias da embalagem e do conteúdo antes do envio, e enviar as imagens ao destinatário. Estas fotografias ajudam a tranquilizar a pessoa do outro lado e a demonstrar a boa condição do produto e da embalagem no momento do envio, se for eventualmente necessário.
Fazer um vídeo da receção do produto
Do mesmo modo, quando recebe algo que encomendou, especialmente tratando-se de algo caro, uma boa prática é gravar o momento em que abre a embalagem. Caso haja algum problema ou engano com o conteúdo, o vídeo poderá ajudar a demonstrá-lo.
Rastreio
A possibilidade de localizar uma encomenda é um recurso fundamental para o comércio atual. Ainda mais no caso de um envio valioso, ajuda a tranquilizar todas as partes envolvidas, quer remetente, quer destinatário. Para rastrear uma encomenda InPost com facilidade e a qualquer momento, só precisa de visitar a nossa página de seguimento de envios e introduzir os dados necessários.