O Natal já não tarda, sobretudo para o mundo do comércio. Por todo o país, milhares de empresas principiam o crescendo de cuidados e tarefas, das decorações à reposição de stocks, que antecedem uma das épocas mais frenéticas do ano. Mesmo para quem não vende presentes, trata-se tipicamente de uma altura de grande atividade.
Mais: muitas pessoas tratam cada vez mais cedo das compras de Natal, para evitar as azáfamas de última hora, e a aproveitar a conveniência do comércio virtual para o fazer.
Neste artigo, vamos explorar alguns dos preparativos para o Natal mais importantes que não deve esquecer na sua loja online.
1. A ocasião perfeita para atrair novos clientes
Ser a escolha da pessoa ocasional que procura um presente é, claro está, excelente. Mas um dos alvos mais importantes a focar é a oportunidade para atrair e impressionar positivamente novos clientes, que poderão manter-se fiéis já depois de terminada a época das festas.
Estratégias de fidelização são muitas; uma abordagem típica é oferecer um desconto na próxima compra. A abordagem principal para a retenção de clientes deve passar por otimizar a experiência do cliente a todos os níveis possíveis.
Por exemplo, mais atividade significa mais coisas que podem correr mal e mais pessoas a precisar de auxílio: procure garantir que a sua equipa de apoio está completa e a postos.
2. Preparar stocks
Se a sua loja não é recém-formada, poderá ter já previsões sobre os artigos mais procurados.
Não se esqueça de pensar não apenas no Natal, mas também no Ano Novo e em como muitas pessoas fazem diversos tipos de compras nesta altura. Se repôs um stock de artigos que se esgotou previamente, por exemplo na Black Friday, tenha o cuidado de publicitar o facto.
3. Pense nas devoluções
Comércio online e presentes envolvem, inevitavelmente, devoluções. Entretanto, estas são também oportunidades para impressionar o público: poucas coisas geram tanta insatisfação como uma má experiência de devolução, e, pelo contrário, uma boa experiência fará com que o cliente se recorde da sua loja.
Esta é um dos benefícios do serviço de transporte de encomendas da InPost, que integra uma solução simples e eficiente de logística inversa, uma vez que as devoluções podem ser feitas através dos pontos InPost. Visite o nosso website para descobrir mais sobre a nossa rede de Pontos Pack e Lockers.
4. Criar uma experiência personalizada
A personalização é, como sempre, uma das considerações mais importantes em todo o comércio digital. Recomendações personalizadas de presentes são uma ideia comum, e algo tão simples como um cartão de “Feliz Natal” pode fazer muito para causar uma boa impressão.
5. Coletar dados de visitantes
É inevitável que a maioria das visitas ao site não resultem em vendas imediatas: há pessoas que tencionam apenas consultar opções. Mas poderá aproveitar plenamente o número adicional de visitantes, pedindo os seus dados para contacto futuro.
Como incentivo para a partilha dos dados de contacto, uma estratégia comum é oferecer um desconto numa compra futura.
6. Transforme a sua loja física num Ponto Pack
Se tem uma loja física, um modo fantástico de atrair mais clientes ao espaço – e esta dica não se aplica apenas ao Natal, naturalmente – é criar um Ponto Pack.
Ao fazer parte da nossa rede de Pontos Pack, estará a criar uma fonte adicional de movimento e potenciais vendas: pessoas que entram no seu estabelecimento para ir buscar uma encomenda e veem as suas montras, ficam a conhecer a loja, ou aproveitam para fazer uma compra.
Entre em contacto connosco hoje mesmo para dar o primeiro passo no sentido de tornar a sua loja num Ponto Pack.
7. Não se esqueça de ter o site a postos
Um cuidado básico é ter o site a funcionar devidamente: faça testes, identifique erros, verifique a velocidade de pesquisa, etc.
8. Reduzir o abandono das cestas de compras
O Natal passa e deixa atrás de si um rasto: não só de decorações penduradas e papel de embrulho pelos caixotes de lixo, mas também de “cestas de compras” abandonadas.
Aproveite estas últimas através de mensagens automáticas, recordando o cliente da compra que deixou incompleta. Este tipo de mensagens mostra cuidado e atenção personalizada da sua parte, se não forem excessivamente insistentes ou intrusivas.
E já agora, para o bem do planeta, não se esqueça de aproveitar também o papel de embrulho: todos os anos, há demasiado papel e material de embalagem atirado ao lixo.
9. Usar as redes sociais
Poderá ser tentador, com todas as outras tarefas em mãos, negligenciar as redes sociais, mas a realidade é que esta é uma das principais formas que o público usa para pesquisar produtos e ver sugestões. Procure ir ao encontro da sua audiência nas redes sociais que esta mais costuma usar.
10. Entregas
Em todo o comércio digital, o fator “entrega” é um dos mais fundamentais para assegurar uma boa experiência do cliente e promover a sua fidelização. Na InPost, especializamo-nos num serviço de distribuição através de uma vasta rede de pontos de recolha, que dá prioridade à eficiência, à sustentabilidade e à satisfação do cliente.
Visite o nosso site para descobrir mais sobre a InPost e experimente por si as vantagens de contar com o nosso serviço de transporte de encomendas neste Natal.