Por grandes que sejam as conveniências e os benefícios do comércio virtual, é inevitável que qualquer recurso tenha os seus pontos fracos!
Seguem-se as 7 desvantagens mais importantes de fazer compras pela internet, e como podem ser superadas.
1. Não poder experimentar os artigos
Inquéritos ao consumidor mostram que, para muitas pessoas, a impossibilidade de examinar fisicamente os produtos é um dos principais defeitos – em muitos casos, mesmo o principal – de comprar online. Preocupações com, por exemplo, o modo como vestuário vai assentar, ou a cor e textura de um produto, que podem parecer diferentes nas imagens, fazem muitos de nós hesitar.
A maioria das lojas, atentas a esta questão, têm o cuidado de apresentar fotografias e descrições fidedignas; quando estão disponíveis, recursos como a Realidade Aumentada podem ser úteis. Em todo o caso, e como garantia de que será possível reparar enganos, é importante consultar sempre a política de devoluções antes do pagamento.
2. Dúvidas quanto à qualidade do produto
Este ponto relaciona-se com o anterior. Na impossibilidade de experimentar um artigo antes da compra, e sobretudo se se trata de um produto ou loja que ainda não conhecemos, hesitamos – como é compreensível.
Um dos principais recursos que o e-commerce coloca ao nosso dispor são as avaliações e comentários de outros compradores. É claro, um cuidado insubstituível é procurar fazer compras em lojas credíveis e a vendedores fiáveis. Visitar um espaço como a Vinted, por exemplo, mostrar-lhe-á uma enorme variedade de artigos acompanhados de, para além de descrições que incluem defeitos e potenciais problemas, avaliações dos próprios vendedores por parte de outros compradores.
3. Transporte
O transporte de encomendas é um aspeto central no comércio virtual, assim como a procura por soluções eficientes. A InPost representa uma abordagem ao envio de encomendas concebido a pensar nos desafios do comércio eletrónico: económico, fiável e simples.
As nossas entregas efetuam-se através de uma extensa rede de pontos de recolha – mais de 12 000 na Península Ibérica. Esta abordagem não só permite evitar muitas das complicações e atrasos associados à chamada “última milha” de um envio, como é altamente cómoda para todas as partes, permitindo-lhe levantar a sua encomenda num momento da sua conveniência.
Visite o nosso espaço na web para descobrir mais sobre as vantagens do serviço InPost, e experimente estas vantagens por si da próxima vez que fizer compras online.
4. Devoluções complicadas
Uma política de devolução confusa é uma causa bastante comum de experiências aborrecidas. Mais uma vez, ler a política de devoluções com atenção antes de uma compra é um cuidado importante que a maioria dos compradores online experientes não esquece.
Note também que, sempre que faz compras com uma loja em parceria com a InPost, pode efetuar a devolução do mesmo modo que recebe o artigo, através de um dos nossos pontos de recolha, uma abordagem que favorece a eficiência e a comodidade.
5. Insegurança
Esta dificuldade não é exclusiva ao comércio eletrónico, uma vez que nenhuma forma de comércio é invulnerável a pessoas mal-intencionadas, mas é um dos riscos e preocupações mais óbvios. As fraudes digitais são um problema mais relevante que nunca.
As boas notícias são que não está sozinho, e que muitas empresas e outras partes interessadas estão à procura de formas cada vez mais eficazes de evitar esses riscos. Um exemplo são os pagamentos através de cartão virtual, que tornam desnecessário o uso dos dados do seu cartão real. Consulte o nosso artigo sobre segurança online para as dicas principais a conhecer.
6. O abandono do comércio local
Para quem valoriza o comércio tradicional e prefere apoiar os negócios locais, o comércio eletrónico pode parecer um pouco impessoal. No entanto, os dois não são necessariamente divergentes.
A rede InPost de Pontos Pack e Lockers baseia-se em parcerias com lojas de rua, e enviar e receber encomendas connosco é também uma forma de apoiar esta forma de comércio. E claro, encomendar produtos locais é aproveitar a comodidade do e-commerce sem abdicar da vertente comunitária.
Leia este nosso outro artigo para algumas ideias sobre como apoiar os comerciantes da sua comunidade.
7. Impacto Ambiental
O crescimento do e-commerce tem contribuído para agravar os problemas ambientais, devido às emissões de CO2 produzidas pelas entregas.
É importante saber que, para todos os consumidores e empresas que se preocupam com o meio-ambiente, há uma alternativa menos poluente às entregas convencionais. A entrega fora do domicílio, em que a InPost se especializa, diminui a poluição gerada por cada encomenda por diversos motivos: favorece a consolidação de encomendas, evita as tentativas de entrega falhadas, permite o transporte a horas de pouco tráfego, reduz os erros e, finalmente, faz uso de rotas otimizadas.
Descubra mais sobre o compromisso da InPost com a sustentabilidade no nosso website.