ENVIOS
PARTICULARES

Envie a sua encomenda a um Locker ou a um Ponto Pack e ofereça ao destinatário a liberdade de a recolher quando quiser!

Share

Como ter hábitos de consumo mais sustentáveis

Share

Entre a degradação ambiental, as preocupações com o clima e a necessidade de poupar recursos naturais, a ideia de sustentabilidade tornou-se uma das grandes prioridades do mundo moderno.

A grande maioria das pessoas não é insensível ao problema e tem vontade de dar um contributo positivo. Por exemplo, num estudo recente, 94% dos inquiridos declararam-se dispostos a adquirir hábitos de consumo mais sustentáveis. Nem sempre, no entanto, sabemos o que podemos fazer.

Este artigo é sobre como pode, enquanto consumidor, fazer parte da solução.

O que é o consumo sustentável?

Chamamos consumo sustentável ao desenvolvimento de hábitos, quando fazemos compras, baseados na consciência do ambiente e do impacto dos nossos comportamentos. Este impacto pode ter que ver com todas as partes do ciclo de vida do produto, das matérias-primas, à sua produção, armazenamento, transporte, envio da encomenda e, por fim, ao lixo gerado.

As nossas decisões, como consumidores, têm implicações vastas no mundo. Cultivar hábitos de consumo mais sustentáveis envolve ter estas implicações presentes na nossa mente.

Dicas para hábitos de consumo sustentáveis

Estas são as nossas recomendações sobre alguns excelentes hábitos a desenvolver quando faz compras. Em muitos casos, longe de serem ideias caras, estará não só a ajudar o ambiente como também a poupar dinheiro.

1. Compre mais produtos em segunda mão

Considere a ideia de comprar mais artigos usados. Isto pode aplicar-se a diversas áreas, mas daremos o exemplo da indústria da moda, que é a terceira mais poluente à escala mundial. Basta notar que é responsável por 20% da poluição da água, e que cerca de 92 milhões de toneladas de roupa por ano acabam em aterros. Dê uma olhadela a uma loja de roupa em segunda mão, como a Vinted, onde, para além de encontrar uma imensa variedade de artigos de qualidade a preços acessíveis, estará a fazer uma escolha com consciência ecológica.

Outra sugestão relativamente ao vestuário é preferir fibras naturais a sintéticas. Estas últimas geram mais poluição. Por último, considere investir em roupa de qualidade em vez de artigos baratos e modas momentâneas. Embora o investimento inicial seja maior, o vestuário de boa qualidade compensa em termos de duração. A longo prazo, vai poupar mais se não tiver de deitar o que comprou ao lixo depois de algumas semanas de uso e, entretanto, também o ambiente sai beneficiado.

2. Compre mais produtos reciclados

Esta é uma dica bastante óbvia, mas que nunca será demais recordar. Muitas vezes, os produtos reciclados envolvem materiais que teriam de outro modo acabado no lixo.

3. Compre produtos locais e de época

Muitas vezes não temos essa consciência, mas a comida representa uma enorme parte do nosso impacto no ambiente.

Prefira produtos locais e de época a produtos que vêm de longe ou que envolvem processos mais complicados de transporte, produção ou armazenamento. Optar por produtos locais é também uma forma de apoiar a comunidade local.

Uma outra dica no que toca a comida diz respeito ao prazo de validade. Embora possa existir a tentação de pegar no artigo com a data de validade mais avançada, a verdade é que, desde que tenhamos planos de o consumir dentro do prazo, escolher o artigo com a validade mais próxima pode ajudar a evitar que este acabe no lixo. Desperdiça-se demasiada comida – estima-se que um terço da que é produzida todos os anos no mundo.

4. Não use material de embalagem desnecessário

As embalagens não só representam em si mesmas um enorme fator de poluição, como também o consumo de recursos necessário para a sua produção.

Por isso, evite embalagens quando possível. Por exemplo, é melhor comprar fruta a granel e em sacos de papel que em embalagens de plástico. Ou, quando comprar água, procure comprar garrafões em vez de garrafas mais pequenas, que significam mais plástico para o mesmo volume de água. O mesmo quanto a comprar champô em recipientes maiores, em vez de garrafas mais pequenas, que ajuda a gerar menos desperdício. No mesmo espírito, opte por sacos reutilizáveis.

5. Compre menos produtos descartáveis

Este ponto está obviamente relacionado com o anterior. Quando possível, devemos preferir produtos reutilizáveis ou com recargas.

Uma das aplicações mais importantes desta ideia são os produtos de higiene pessoal, para os quais existem por vezes alternativas que evitam as opções de uso único. Por exemplo, é muitas vezes possível comprar recipientes que podem voltar a ser enchidos quando acabam, em vez de atirados ao lixo.

6. Escolha marcas ambientalmente responsáveis

Optar por marcas com consciência ambiental não só dá um voto de apoio e incentivo a essas marcas, como encoraja as outras marcas a melhorarem as suas práticas. Quanto mais a sustentabilidade for um fator relevante para os clientes, mais as empresas orientarão o seu comportamento em resposta.

7. Prefira a entrega ao NÃO domicílio

Com a crescente popularização das compras online, a poluição gerada pela distribuição de encomendas tornou-se uma questão urgente. E as projeções indicam que, se nada for feito, continuará a piorar.

A InPost é a líder europeia na entrega de encomendas ao NÃO domicílio, uma estratégia que revelou extraordinária eficácia no combate a este problema. Baseada no uso de Pontos Pack e Lockers, esta abordagem possui várias vantagens, que não se limitam ao aspeto ambiental, e acreditamos que se tornará o modelo do amanhã. Descubra mais sobre estas vantagens no nosso website e neste blog, e opte pela entrega ao NÃO domicílio para um futuro mais sustentável.

 

Recomendamos

CATEGORIAS

NOVIDADES