As pequenas empresas, as lojas locais, os negócios familiares, representam muitas coisas. Representam algo de fundamental para o funcionamento da economia, pela certa, assim como o trabalho honesto de pessoas comuns. Representam um sentido de comunidade e as relações entre as pessoas. Permitem adquirir artigos únicos e até alimentarmo-nos melhor. Enquanto navegamos as complexidades da globalização, em suma, é importante não esquecermos os nossos vizinhos. Entretanto, estes pequenos negócios tradicionais encontram-se hoje extremamente vulneráveis, e muitas pessoas procuram formas de os apoiar.
Como veremos também, apoiar o comércio tradicional não tem de significar abdicar das vantagens de comprar pela internet. O comércio digital e o envio de encomendas são, pelo contrário, uma parte da rotina de muitas lojas pequenas e podem ser tão importantes para estas como para qualquer grande multinacional.
Estas são nove formas simples de ajudar o comércio tradicional.
1. Conhecer os negócios locais
Um primeiro passo muito lógico é simplesmente conhecer as lojas na sua zona. Lembre-se de que nem todas estarão bem sinalizadas, serão visíveis ou estarão em locais de passagem frequente. Uma simples pesquisa no Google pode dar-lhe a conhecer pontos de interesse até então insuspeitados nas suas vizinhanças.
2. Descobrir lojas locais de que goste
Por muito que os preços de uma loja online, como a Vinted, sejam irresistíveis, ou que prefira o hipermercado que já conhece para as compras semanais, vale a pena recordar que o comércio tradicional não tem de ser adotado como um todo. Basta descobrir um pequeno negócio familiar perto de si do qual goste. Um bom exemplo é investigar o artesanato e arte locais, que representam artistas desconhecidos e peças características e únicas.
3. Cartões de oferta para lojas locais
Cartões de oferta, por exemplo como presentes de aniversário ou de Natal, beneficiam uma loja não só diretamente, pela compra em si, mas também por a darem a conhecer a uma outra pessoa.
4. Responsabilidade ambiental
Um comportamento mais preocupado com a sustentabilidade está intimamente associado às formas de produção e de comércio mais tradicionais. O simples facto de que o transporte é efetuado por uma distância menor garante que assim seja.
Preferir produtos mais verdes e desenvolver hábitos mais sustentáveis é beneficiar o comércio local.
5. As redes sociais
Muitas pessoas estão um pouco enfadadas com os pedidos constantes, que se encontram um pouco por toda a parte, para “seguir” ou “partilhar” nas redes sociais, mas a realidade é que esta é uma faceta inescapável do mundo moderno. As redes sociais são uma das principais referências para consumidores, e um “gosto” é um gesto que pode custar muito pouco e ajudar um negócio de uma forma importante. O mesmo se aplica a usar uma “tag” para mencionar a loja numa fotografia ou subscrever uma newsletter.
E tudo isto faz-nos lembrar: não se esqueça de visitar o nosso website e de nos seguir nas redes sociais!
6. Deixar um comentário ou avaliação online
As pontuações e críticas online de clientes são absolutamente cruciais para as empresas atuais, e há pouco que possa fazer de mais significativo para mostrar a sua apreciação por uma loja do que, por exemplo, deixar um comentário generoso num site de reviews.
7. Recomendar a família e amigos
É claro, o ponto anterior não invalida o passa-palavra à boa e velha moda antiga: uma recomendação pessoal tem um peso especial. E fazer parte de um grupo mais alargado de relações que fazem compras numa mesma loja pode até ter várias vantagens, quer para o cliente, quer para a loja.
8. Conhecer produtores locais
Fazer compras a pequenos agricultores é não só um modo de apoiar a sua comunidade local como lhe dá acesso a produtos mais frescos e mais saborosos, é melhor para o ambiente e melhor para a sua nutrição.
9. Usar o serviço de envios InPost
O serviço InPost representa um modo de enviar e receber encomendas concebido para as exigências do mundo moderno, que lhe permite combinar o conforto e flexibilidade de fazer compras a partir de sua casa com as atrações dos mercados tradicionais.
O envio ao NÃO domicílio significa que não estará a negligenciar o ambiente, uma vez que esta modalidade de entrega corresponde a um nível significativamente menor de emissões de carbono que as entregas convencionais, para além das vantagens a nível do preço, rapidez e eficiência. Adicionalmente, a nossa rede de pontos de recolha funciona através da colaboração com lojas de rua e estabelecimentos de comércio local, onde se localizam os pontos, pelo que estas lojas também ficam beneficiadas.
Visite a nossa página para descobrir mais sobre nós e experimente por si as vantagens do serviço InPost da próxima vez que precisar de enviar ou receber uma encome