Os mercados avançam no sentido de uma distribuição cada vez mais rápida e mais eficiente de produtos, e uma compreensão profunda do setor da logística é hoje fundamental para quem tem uma empresa e para quem quer ter um entendimento completo da cadeia de abastecimento. O comércio eletrónico, em especial, tem transformado a logística atual, e colocado uma ênfase sem precedentes na entrega de encomendas.
A logística pode ser simplesmente definida como o movimento de bens. Pode ser dividida em 5 componentes essenciais que funcionam em coordenação para assegurar que a cadeia de abastecimento funciona. Neste artigo, vamos ver em que consistem esses 5 elementos.
1. Armazenamento
Num mundo perfeito, cada artigo a sair de uma fábrica seria imediatamente adquirido por um consumidor, e nunca consumidor algum quereria algo que não estivesse justamente a chegar à prateleira da loja. Isto é, não haveria artigos a aguardar, ou demanda por satisfazer. Esse mundo não é o nosso, e os armazéns são necessários para negociar a diferença entre os ritmos a que os produtores trabalham e os consumidores compram.
O armazém é simplesmente um espaço físico em que o stock é guardado, mas a questão torna-se mais complicada que isso: no competitivo e especializado mundo atual, há uma grande dose de tecnologia, estratégia e atenção dedicada aos armazéns, com vista a alcançar uma maior eficiência.
Os processos de armazém envolvem assegurar que os itens que dão entrada são do tipo certo e não têm defeitos, que não sofrem danos durante o armazenamento e que podem ser encontrados e retirados com rapidez.
2. Embalamento
O embalamento é uma parte essencial dos cuidados com o produto e uma condição necessária para um bom armazenamento. A unitização, que é a consolidação de volumes numa unidade maior, para tornar o transporte e armazenamento mais fáceis, também está aqui incluída.
Todas as estratégias logísticas são em vão se os produtos sofrem danos devido a uma embalagem insuficiente ou inadequada. No entanto, uma embalagem excessiva pode aumentar os custos de transporte, devido ao peso e tamanho adicionais, e os custos do próprio material, para além dos custos para o ambiente.
A embalagem é também uma componente importante da imagem da marca.
Por tudo isto, as questões de embalamento têm merecido uma grande atenção por parte das empresas. Veja neste outro artigo as nossas recomendações para o embalamento na sua empresa.
3. Inventário
O inventário, ou stock, é o conjunto de produtos armazenados. A gestão de inventário consiste em decidir estrategicamente que quantidade de produtos ter em armazém, e quais, e onde. Uma vez que o espaço em armazém e os recursos são sempre limitados, é necessário procurar entender a melhor forma de os usar.
Não sendo uma ciência exata, consiste em grande parte em usar diversas ferramentas de análise para fazer previsões sobre as vendas, e tende a ser tanto mais importante quanto mais diversificado e volumoso é o produto: por exemplo, para uma loja que só vende um tipo de artigo, o qual tem uma vida muito longa na prateleira, é significativamente mais fácil organizar o inventário.
4. Transporte
Este é talvez o elemento que primeiro salta à mente quando pensamos em logística. É o movimento físico do produto desde a origem, através de todas as fases intermédias, até ao seu destino no consumidor. Pode incluir qualquer meio de transporte, dos grandes navios que carregam mercadorias entre continentes, aos veículos que fazem a distribuição capilar ou de “última milha”.
O transporte é um dos fatores mais importantes para as lojas de comércio virtual, e o público tem expectativas cada vez mais altas relativamente à qualidade do serviço de entregas. Por esse motivo, uma parceria logística fiável é fundamental no e-commerce.
A InPost especializa-se em proporcionar um serviço eficiente, sustentável e económico de entrega de encomendas através de uma vasta rede de pontos de recolha – mais de 11 000 na Península Ibérica. Visite o nosso website para descobrir mais sobre como uma parceria com a InPost pode beneficiar o seu negócio.
5. Informação
Não são apenas os bens físicos que têm de se movimentar ao longo da cadeia, mas também a comunicação de informação: a coordenação de cada processo, quando chegar e partir, como armazenar e onde, onde estão os veículos de transporte, que documentos são necessários, etc. Tal como para os produtos, é necessário que a passagem de informação seja bem pensada, simples e eficiente.
É claro que estas considerações podem não se aplicar apenas aos processos internos da empresa: um exemplo do papel da informação na logística atual é a possibilidade de quer lojas quer clientes rastrearem a localização da encomenda. Este recurso é extremamente importante no e-commerce, contribuindo para a transparência do processo. Para rastrear uma encomenda InPost, aceda à nossa página de seguimento de envios.