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Como potenciar as suas vendas neste início de ano

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Janeiro e fevereiro são, para muitas lojas e setores do comércio, meses de pouca atividade, a despeito dos eventos de saldos e dos esforços de comerciantes. Dezembro, frequentemente o mês mais lucrativo do ano, é quando muitas pessoas estão no seu modo mais “despesista”, com presentes e não só. O início do ano seguinte, pelo contrário, pode ser uma cava depois do pico.

No entanto, um marketing forte pode potenciar um início de 2025 promissor, fortalecer a sua relação com os seus clientes e permitir-lhe entrar no novo ano com vigor enquanto a sua concorrência ainda se encontra na “sonolência” das festas.

Os motivos

É importante conhecer as 3 razões principais para quando há quebras de vendas no início do ano:

  • Depois da azáfama do Natal, os consumidores querem passar menos tempo a fazer compras e gastar menos dinheiro.
  • As pessoas estão mais ocupadas com outras coisas (por exemplo, compromissos de novo ano).
  • Tendo recebido ou comprado recentemente mais coisas que o habitual, há menos interesse em bens novos.

1. Revisitar carrinhos de compras abandonados

Os carrinhos de compras abandonados são vituperados por quem vende online, mas demasiado importantes para que seja possível ignorá-los. Representam, em todo o caso, uma oportunidade e uma forma de interesse.

Nada mais natural que haja compras abandonadas no meio das decisões e confusões de dezembro. Ou talvez que o dinheiro, no meio dos presentes para a família e amigos, não tenha chegado para tudo, ou que o preço da entrega tenha sido um elemento dissuasor (mas não tem que o ser – dê uma olhadela às nossas convidativas tarifas, que lhe permitirão apresentar preços mais atrativos).

A solução é lógica: mensagens automáticas de lembrete sobre o carrinho abandonado, que relembram o cliente da compra de que desistiu, mais longe da azáfama das festas e numa ocasião em que este já tenha recebido o salário de janeiro.

2. Aumentar o valor da venda

Uma estratégia comercial que se tem tornado cada vez mais importante nos mais diversos contextos é o aumento do valor das encomendas através de táticas como o upselling (que consiste em recomendar um produto superior) ou o cross-selling (que é sugerir um produto relacionado ou complementar).

Os saldos de início de ano não são exceção, e não deve deixar passar a oportunidade de promover encomendas maiores, o que também lhe poderá permitir, por exemplo, oferecer o valor do envio.

Para aumentar a eficácia desta abordagem, procure personalizar ao máximo as recomendações, através das informações disponíveis e histórico do cliente.

3. Seja criativo nos saldos

Um cartaz, físico ou virtual, que anuncia “Descontos de 50%!” parece uma proposta tentadora, mas a realidade é que se trata numa gota de água num oceano feroz. A concorrência é intensa, e um evento de descontos pode não ser a forma mais eficaz de se destacar, por muito que seja a mais direta.

Ideias mais originais, que podem chamar a atenção, são oferecer um desconto de “x” euros na próxima compra a quem partilhar as suas publicações nas redes sociais durante a semana, organizar um concurso e oferecer um prémio ao vencedor, etc. É claro, estas ideias são uma adição que não elimina a utilidade das promoções mais convencionais.

4. Alertar a sua base de clientes

É claro, os seus clientes mais leais têm de ser a primeira consideração, não só durante os saldos, mas em todas as ocasiões, e são a principal fonte de rendimento durante períodos de menor atividade.

Distribua informação através de mensagens de email e publicações nas redes sociais. Idealmente, mensagens com tratamento personalizado e adaptadas às preferências e historial de cada pessoa.

5. Repensar a sua estratégia logística

O início de um novo ano é uma ocasião para reformular abordagens e, para quem faz comércio online, poucas coisas são mais importantes que a área da logística.

Por outro lado, para quem tem uma loja física, uma das ideias mais frequentemente fecundas é oferecer novos produtos ou serviços, como criar uma loja virtual e a possibilidade do cliente comprar pela internet.

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E boas entradas!

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