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A “call to action”: a chave para aumentar as conversões no e-commerce

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Para quem está envolvido no comércio online e procura aumentar as suas vendas, há um elemento fundamental que não pode ser ignorado: a “Call To Action” (CTA), que é a expressão inglesa para “chamada à ação”. Este é um pequeno mas poderoso passo para motivar potenciais clientes a realizar ações importantes, como fazer uma compra, subscrever uma newsletter ou partilhar um anúncio nas redes sociais.

Neste artigo, exploramos os segredos para criar CTAs realmente eficazes e para os aplicar no comércio eletrónico por modo a maximizar os resultados.

O que é um CTA e porque é tão importante para o comércio eletrónico?

“Call to action” é o nome dado à forma que toma o convite direto ao cliente para que este realize uma ação: comprar um produto, preencher um formulário ou seguir a loja nas redes sociais. Pode parecer um detalhe menor, mas a realidade é que a prática mostra que o CTA pode fazer uma grande diferença nos resultados de uma empresa.

A própria existência de uma chamada à ação clara é indispensável: sem ela, o público tende a não dar nenhum passo concreto em qualquer dada situação, e há menos vendas e mais cestas de compras abandonadas.

Numa loja física, não será típico seguir o visitante, instando para que este compre os artigos que vai vendo: as interações são mais implícitas e o contacto pessoal exige subtileza. No comércio digital, contudo, trata-se de um dos fatores mais importantes para melhorar a taxa de conversão.

Os tipos de CTA de que a sua loja precisa

Os CTAs variam conforme a ação que é desejada por parte do cliente. Alguns dos mais importantes para a maioria das lojas são:

Botão de compra direta: Este é o básico botão de “Compre agora!” ou “Acrescentar ao carrinho”. Deve ser claro e direto. Frases que vão diretas ao assunto, como “Compre já!”, podem funcionar muito bem, sobretudo se acompanhadas de um design atraente.

Subscrição da newsletter: Converter visitantes em “leads” é importante para qualquer loja online, pelo que usar um CTA para recolher endereços de correio eletrónico é uma boa ideia. Mensagens como “Subscreva e receba ofertas exclusivas” podem fornecer o impulso necessário.

Partilhas nas redes sociais: Facilite a quem segue a sua empresa partilhar as suas apreciações nas redes sociais. Um CTA tão simples como “Partilhe com amigos” pode ajudar a sua loja a chegar a mais pessoas de forma orgânica, aumentando a visibilidade.

Envios no e-commerce: Oferecer envios gratuitos é um incentivo clássico que funciona bem. Um botão com a mensagem “Envio grátis a partir de 30 euros!” pode ser o fator decisivo para que um cliente finalize a sua compra. Localize-o estrategicamente na página do produto ou na cesta de compras e aplique um design chamativo para maximizar o impacto. Incluir também uma mensagem durante o processo de pagamento indicando “Acrescente mais x euros em compras para obter o envio gratuito” promove clientes satisfeitos e incentiva ao aumento do valor das compras.

Algumas dicas para CTAs irresistíveis

O êxito de um CTA não depende apenas do que se diz, mas também da forma como o dizemos e da localização. Estes são os principais pontos a ter em mente para a criação de um CTA:

Cores que se destacam: A cor do botão deve destacar-se contra a cor de fundo. Se o fundo é branco, um botão vermelho, verde ou laranja ajudará a chamar a atenção.

Mensagens com caráter de urgência: O texto do CTA deve ser claro, direto e persuasivo. Mensagens como “Últimas unidades” ou “Não hesite” geram urgência, motivando o potencial cliente a atuar.

Posicionamento estratégico: Colocar o CTA num lugar visível e acessível é essencial. De preferência, deve estar na parte superior da página ou imediatamente depois de uma descrição do produto importante.

Medir e regular: o CTA está a funcionar?

Criar um bom CTA é apenas o primeiro passo. Para se assegurar de que realmente tudo está a funcionar bem, é importante medir a performance e fazer ajustes constantes. Algumas das ferramentas e estratégias mais importantes para o efeito são:

Provas A/B: Faça pequenas mudanças de um só elemento, como a cor, texto ou localização, e compare resultados, para descobrir a versão que gera mais cliques e conversões.

Ferramentas de análise: Há ferramentas informáticas atualmente disponíveis que lhe permitirão fazer um seguimento detalhado de quantos cliques recebe cada CTA e da influência que tem nas conversões.

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