Para quem está envolvido no comércio online e procura aumentar as suas vendas, há um elemento fundamental que não pode ser ignorado: a “Call To Action” (CTA), que é a expressão inglesa para “chamada à ação”. Este é um pequeno mas poderoso passo para motivar potenciais clientes a realizar ações importantes, como fazer uma compra, subscrever uma newsletter ou partilhar um anúncio nas redes sociais.
Neste artigo, exploramos os segredos para criar CTAs realmente eficazes e para os aplicar no comércio eletrónico por modo a maximizar os resultados.
O que é um CTA e porque é tão importante para o comércio eletrónico?
“Call to action” é o nome dado à forma que toma o convite direto ao cliente para que este realize uma ação: comprar um produto, preencher um formulário ou seguir a loja nas redes sociais. Pode parecer um detalhe menor, mas a realidade é que a prática mostra que o CTA pode fazer uma grande diferença nos resultados de uma empresa.
A própria existência de uma chamada à ação clara é indispensável: sem ela, o público tende a não dar nenhum passo concreto em qualquer dada situação, e há menos vendas e mais cestas de compras abandonadas.
Numa loja física, não será típico seguir o visitante, instando para que este compre os artigos que vai vendo: as interações são mais implícitas e o contacto pessoal exige subtileza. No comércio digital, contudo, trata-se de um dos fatores mais importantes para melhorar a taxa de conversão.
Os tipos de CTA de que a sua loja precisa
Os CTAs variam conforme a ação que é desejada por parte do cliente. Alguns dos mais importantes para a maioria das lojas são:
Botão de compra direta: Este é o básico botão de “Compre agora!” ou “Acrescentar ao carrinho”. Deve ser claro e direto. Frases que vão diretas ao assunto, como “Compre já!”, podem funcionar muito bem, sobretudo se acompanhadas de um design atraente.
Subscrição da newsletter: Converter visitantes em “leads” é importante para qualquer loja online, pelo que usar um CTA para recolher endereços de correio eletrónico é uma boa ideia. Mensagens como “Subscreva e receba ofertas exclusivas” podem fornecer o impulso necessário.
Partilhas nas redes sociais: Facilite a quem segue a sua empresa partilhar as suas apreciações nas redes sociais. Um CTA tão simples como “Partilhe com amigos” pode ajudar a sua loja a chegar a mais pessoas de forma orgânica, aumentando a visibilidade.
Envios no e-commerce: Oferecer envios gratuitos é um incentivo clássico que funciona bem. Um botão com a mensagem “Envio grátis a partir de 30 euros!” pode ser o fator decisivo para que um cliente finalize a sua compra. Localize-o estrategicamente na página do produto ou na cesta de compras e aplique um design chamativo para maximizar o impacto. Incluir também uma mensagem durante o processo de pagamento indicando “Acrescente mais x euros em compras para obter o envio gratuito” promove clientes satisfeitos e incentiva ao aumento do valor das compras.
Algumas dicas para CTAs irresistíveis
O êxito de um CTA não depende apenas do que se diz, mas também da forma como o dizemos e da localização. Estes são os principais pontos a ter em mente para a criação de um CTA:
Cores que se destacam: A cor do botão deve destacar-se contra a cor de fundo. Se o fundo é branco, um botão vermelho, verde ou laranja ajudará a chamar a atenção.
Mensagens com caráter de urgência: O texto do CTA deve ser claro, direto e persuasivo. Mensagens como “Últimas unidades” ou “Não hesite” geram urgência, motivando o potencial cliente a atuar.
Posicionamento estratégico: Colocar o CTA num lugar visível e acessível é essencial. De preferência, deve estar na parte superior da página ou imediatamente depois de uma descrição do produto importante.
Medir e regular: o CTA está a funcionar?
Criar um bom CTA é apenas o primeiro passo. Para se assegurar de que realmente tudo está a funcionar bem, é importante medir a performance e fazer ajustes constantes. Algumas das ferramentas e estratégias mais importantes para o efeito são:
Provas A/B: Faça pequenas mudanças de um só elemento, como a cor, texto ou localização, e compare resultados, para descobrir a versão que gera mais cliques e conversões.
Ferramentas de análise: Há ferramentas informáticas atualmente disponíveis que lhe permitirão fazer um seguimento detalhado de quantos cliques recebe cada CTA e da influência que tem nas conversões.
E não se esqueça de que uma outra forma de aumentar as suas vendas e o nível de satisfação dos seus clientes é através de uma logística eficaz e ágil! Visite o nosso website para descobrir tudo o que o serviço de transporte de encomendas da InPost pode oferecer à sua loja.