O pagamento é uma parte fundamental do comércio digital, e uma que envolve os seus desafios próprios. O seu desenvolvimento tem acompanhado a história do e-commerce: vai-se transformando com a evolução das tecnologias, com as mudanças das preferências de consumidores e com os mercados.
Otimizar os pagamentos pode permitir à sua loja melhorar a satisfação de clientes e as taxas de conversão, proteger-se a si e aos seus clientes de pessoas mal-intencionadas, reduzir custos e promover a confiança.
Neste artigo, vamos explorar algumas das formas mais importantes de abordar a otimização do processo de pagamento na sua loja. No fim do artigo, veremos também como as soluções logísticas da InPost permitem dar o seguimento perfeito a um processo de pagamento otimizado.
1. Aperfeiçoar o checkout
O checkout tem de ser analisado com atenção: é a chave para fechar cada venda.
Uma das principais formas de melhorar o processo de checkout é simplificá-lo: quanto menos passos forem necessários para finalizar a compra, melhor. Simplificar o checkout reduz o abandono do carrinho e melhora a experiência de compra. Considere fazer o checkout numa única página para não perder a atenção do comprador ou, caso prefira mais que uma página, apresentar um medidor de progresso. Outra opção importante a considerar é possibilitar o checkout como visitante, sem ser necessário criar conta. O objetivo é tornar o processo tão ágil e intuitivo quanto possível.
Tenha também o cuidado de apresentar toda a informação relevante de modo transparente e de deixar acessíveis e claras todas as escolhas que o cliente tenha a fazer. Instruções e informações confusas desmoralizam o comprador.
2. Oferecer diversas opções de pagamento
Diferentes pessoas têm diferentes preferências quanto à forma de pagar, e mais flexibilidade a este nível leva a uma maior satisfação do cliente e a melhores resultados comerciais.
Já estão para trás os tempos em que fazer um pagamento no e-commerce envolvia necessariamente o uso de um cartão bancário. Atualmente, os principais métodos de pagamento usados são:
- Transferências ACH, cartões de débito e crédito
- Cartões virtuais
- Carteiras digitais ou móveis
Juntamente com estas opções, considere também a ideia de viabilizar o pagamento a prestações, sobretudo se vender produtos mais dispendiosos.
3. Medidas de segurança
É fundamental assegurar os seus clientes de que estão a lidar com um negócio legítimo e que os pagamentos são seguros. Por outro lado, é igualmente necessário que mantenha a sua empresa protegida contra fraudes, ataques informáticos e afins.
Existem hoje em dia diversas medidas e ferramentas tecnológicas disponíveis para fortalecer a segurança das transações, sendo algumas das mais importantes os certificados de terceiras partes credíveis que pode expor no seu website, a encriptação SSL, as normas PCI DSS, ou a autenticação reforçada de utilizadores.
4. Manutenção do site
Erros informáticos, obstáculos imprevistos e lentidão podem facilmente desencorajar uma compra e produzir uma má imagem da empresa.
Agende testes regulares ao funcionamento do site da empresa, certifique-se de que tudo está a funcionar devidamente ou corrija os problemas que encontrar.
5. Otimizar os pagamentos por móvel
Os aparelhos móveis tornaram-se um elemento fundamental do comércio digital moderno, pelo que não podem ser esquecidos em nenhuma vertente, o que inclui os pagamentos.
Deve assegurar-se de que o pagamento em meio móvel é não só viável, como fácil: o design deve ser atraente e claro, e o processo deve ser intuitivo.
6. Pagamento com um clique
Este ponto é uma derivação lógica do princípio da simplificação do checkout. Hoje em dia, muitas empresas facilitam o pagamento com um clique, o que, sobretudo para quem vende produtos ou serviços do tipo que envolve compras reiteradas e clientes regulares, faz sentido e poupa tempo e trabalho ao cliente.
Trate-se de um ou mais cliques, esta opção enquadra-se mais geralmente na possibilidade de guardar as informações de pagamento depois de uma compra, para as compras seguintes. Certifique-se de que cumpre todos os regulamentos e precauções quanto à segurança da informação e consentimento do cliente.
Como a InPost pode ajudar o seu negócio
O processo de venda não termina no pagamento – e um dos elementos mais importantes para qualquer empresa de e-commerce é a logística.
O serviço de entregas fora do domicílio da InPost permite-lhe proporcionar aos seus clientes envios rápidos, sustentáveis e flexíveis. Através dos nossos Pontos Pack e Lockers, as encomendas podem ser levantadas numa localização e a uma hora da conveniência do destinatário.
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