O mundo empresarial moderno é complexo e multifacetado. A par dos grandes mercados internacionais e do marketing a larga escala, os mercados locais não perderam relevância, e há mais possibilidades e modos de os abordar que nunca.
Operar às escalas locais corresponde a duas necessidades que se fazem sentir com intensidade nas sociedades atuais. Uma delas é a importância da sustentabilidade. De facto, as entregas convencionais de encomendas ao domicílio têm como desvantagem a produção de grandes doses de CO2, e tanto mais quanto mais remoto for o ponto de partida da encomenda. Esse é um dos motivos por que as entregas ao NÃO domicílio têm crescido tanto em popularidade.
A outra é o contacto humano. Num mundo cada vez mais tecnológico e automatizado, as oportunidades para promover as relações entre pessoas e a personalização do tratamento têm mais relevância que nunca.
Neste artigo, vamos explorar algumas das ideias fundamentais para empresas no comércio local.
O que é o marketing local?
Esta expressão, tal como o termo sinónimo “marketing de vizinhança”, refere-se às estratégias usadas por empresas para potenciar as vendas na sua localização física imediata.
Para muitas pequenas e médias empresas, este é o tipo de marketing mais relevante. É tão antigo como o próprio comércio: afinal, a própria sinalização exterior de uma loja é uma forma de marketing local. Os recursos tecnológicos atuais, entretanto, abrem novas possibilidades.
Algumas ideias
Estas são estratégias básicas que deve conhecer para promover a sua loja no mercado local.
1. Conhecer o cliente
É impossível sobrestimar a importância para as empresas modernas de traçar o perfil do seu público-alvo, que é o primeiro passo para definir a sua estratégia e atuação. Este é um processo contínuo, que pode envolver a análise do historial dos clientes, estatísticas, inquéritos, etc. O perfil geográfico é um dos dados importantes a analisar.
2. Presença em websites para empresas
É fundamental que a empresa possa ser encontrada em aplicações como o Google Maps. Uma dica útil é que seja sempre mantida a consistência entre o nome, o endereço e o número de telefone: discordâncias entre estes dados prejudicarão a posição da empresa nos motores de busca. Outra informação importante a disponibilizar poderá ser o horário.
3. Presença em websites de reviews
Este ponto é semelhante ao anterior. A empresa deve certificar-se de que tem um perfil nos espaços virtuais para reviews. As opiniões e avaliações de clientes são uma das formas de marketing mais importantes atualmente. Veja neste nosso outro artigo algumas dicas sobre como desenvolver uma estratégia em relação a reviews.
4. Otimizar o website para o móvel
Uma parte muito substancial do tráfego atual, e da pesquisa de produtos em específico, faz-se através de aparelhos móveis, aos quais o espaço virtual da empresa deve estar completamente adaptado. Uma grande proporção das pesquisas por um produto ou loja resultam numa visita à loja no mesmo dia ou no dia seguinte.
5. Localizar o website
Inserir solidamente o sítio virtual da empresa no sítio físico pode incluir todo o tipo de referências, começando pelo nome, morada e telefone. O mesmo se aplica à presença da empresa nas redes sociais. Procure oportunidades para incluir referências localmente relevantes.
6. Publicidade de rua
É claro, há mais recursos para além das novas tecnologias, e nem por serem mais tradicionais serão necessariamente menos eficazes. Um cartaz ou anúncio físico pode fazer muito, ainda mais se for convidativo e feito com criatividade. O mesmo vale para folhetos ou cupões de desconto entregues nos passeios. Oportunidades para a empresa se mostrar e se envolver na vida local incluem patrocínios e jornais locais.
7. Programas de fidelidade
Todos os clientes gostam de sentir que são valorizados e que a sua confiança e fidelidade são recompensadas. Programas de fidelidade que incluam descontos ou outros privilégios são mutuamente benéficos. Para a empresa, representam uma forma de cultivar um conjunto regular de clientes e de vendas. Para o cliente, oferecem condições vantajosas de fazer as suas compras habituais. Do ponto de vista humano, podem fortalecer relações, ajudando a tornar a empresa uma parte da vida do público.
8. Tornar a sua loja um Ponto Pack ou Locker da InPost
Um alvo a não perder de vista é a presença física de pessoas na loja. Fazer da sua loja um ponto de recolha de encomendas da InPost leva a que potenciais clientes fiquem a conhecer o espaço e os produtos, e a que quem já é cliente tenha mais uma razão para passar mais tempo na loja. No simples interesse de poupar tempo e consolidar tarefas, haverá um motivo adicional para fazer mais compras consigo. Para além de tudo o mais, beneficiará da parceria comercial com uma das empresas europeias mais reputadas do ramo.
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