Se se dedica a fabricar objetos com as suas próprias mãos, o mercado virtual constitui hoje em dia uma forma perfeita de lhes encontrar destino. Se ainda não o tentou, é possível que encontre mais demanda do que espera: os níveis cada vez maiores de industrialização e os grandes mercados suscitaram uma valorização paralela do que é genuíno e do que é humano.
Este artigo apresenta uma pequena lista de alguns dos produtos mais populares que pode fazer em casa e que são, para muitas pessoas, uma fonte de rendimento suplementar. As redes sociais fornecem uma das formas mais típicas de encontrar compradores, e a atenção a pormenores como uma embalagem cuidada ou um marketing atraente e franco ajuda a atraí-los.
E é claro que um dos aspetos mais fundamentais para qualquer negócio virtual é a forma de entrega. Os Pontos Pack e Lockers da InPost representam uma abordagem perfeitamente concebida para o comércio online, com grandes vantagens em termos de eficiência e comodidade para todas as partes. Visite a nossa página para descobrir mais sobre nós.
1. Joias
Este é um dos setores mais populares e potencialmente mais lucrativos no mercado do “faça-você-mesmo”. Mas, por isso mesmo, poderá encontrar um mercado bastante cheio e competição intensa.
Por outro lado, a versatilidade é imensa: de adereços simples feitos de contas, a joias de ouro e pedras preciosas, tudo dependendo da sua criatividade e perícia.
2. Peças em tricot e bordados
É claro, há uma multidão de pessoas que encontram uma grande dose de paz a fazer malha, e de satisfação criativa a bordar. O que resulta, em não poucos casos, numa grande produção de peças bonitas para as quais já não há lugar em casa.
Mas as boas notícias são que muitas vezes essas peças podem encontrar um público devotado através da internet. Alguns dos artigos mais populares são cachecóis, peúgas e panos de cozinha.
3. Cosméticos
Muitos criadores têm encontrado um público dedicado para cosméticos feitos em casa. Bálsamo labial e óleos essenciais têm também bastante demanda. Poderá aprender muito sobre técnicas de produção explorando a internet. Construir uma “marca” e uma reputação é, ainda mais que para outros tipos de produto, decisivo.
Especialmente relevante é o mercado de cosméticos artesanais sustentáveis. E poderá reforçar os seus produtos nesta vertente enviando encomendas através do meio de entrega mais amigo do planeta, os pontos de recolha da InPost. Clique aqui para descobrir mais sobre o nosso compromisso com a sustentabilidade.
4. Peças em madeira
Quem tem a inclinação e a perícia para a arte ancestral da carpintaria poderá encontrar um mercado bastante ativo de artigos em madeira feitos à mão, que inclui tabuleiros de cozinha, tabuletas para paredes, mobiliário e peças de decoração.
5. Sabonetes e velas artesanais
Muitas pessoas preferem comprar sabonetes e velas que têm um toque pessoal, em vez de produtos industriais. Aprender a fazê-los é bastante fácil, recorrendo a tutoriais na internet, e os materiais não são caros.
Uma ideia é fazer também suportes para as velas usando boiões de vidro decorados com flores prensadas no lado exterior. Isso acrescentará valor à sua oferta.
6. Pequenos utensílios caseiros
Muitas pessoas que gostam de conceber e construir artigos práticos e decorativos de diversos géneros encontram online um público apreciador das suas criações. Exemplos são ímanes de frigorífico, porta-chaves e bases para copos. Material de escrita ou de escritório é igualmente comum, como cadernos de notas ou caixas para lápis e canetas.
7. Presentes personalizados
T-shirts, canecas, sacos de pano ou outros objetos com imagens personalizadas ou criativas são populares, por exemplo como presentes de aniversário. Aprender a fazer serigrafia abrirá um mundo de possibilidades.
8. Cerâmica artesanal
Este é um tipo de produção que, para elevar a um nível de qualidade alto, exige verdadeira peritagem. No entanto, para quem tem a paixão da cerâmica e dedica a atenção necessária à sua aprendizagem, é muitas vezes possível encontrar um público interessado e um mercado que valoriza artigos genuínos.
Por outro lado, se tiver interesse em aprender, há variáveis de cerâmica mais fáceis que outras, e nem todos os tipos de objetos, técnicas ou argilas serão igualmente difíceis.