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Os 7 “Cês” da Logística

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Enquanto muito do que conhecemos se transforma, outras coisas mantêm-se fundamentais. São estes os pontos de referência que nos guiam quando queremos navegar o mar complexo da logística atual.

Um dos esquemas mais úteis e mais interessantes que procura definir estes pilares estruturais são os “sete cês”. Estes sete pontos dão-nos uma visão panorâmica sobre os elementos mais importantes da logística. Não são independentes: funcionam em sinergia e só podem ser entendidos como os componentes interligados de uma máquina.

Ter em mente estes sete aspetos é fundamental para uma boa abordagem à logística na sua empresa ou para as suas vendas pela internet.

1. Conectar

Seria difícil encontrar um verbo mais pertinente no mundo moderno; resume muito do que têm sido as revoluções das últimas décadas. A tecnologia permite-nos conexões mais rápidas que nunca. Isto tanto se aplica às redes sociais como à Internet of Things, às plataformas de vendas como às ferramentas de gestão do stock.

A palavra conectar remete para a importância de estabelecer relações fortes com o mundo que nos rodeia, quer se trate de clientes e potenciais clientes, parceiros, fornecedores, ou dentro das próprias empresas, internamente. Destas relações depende a fluidez e eficácia de todas as operações logísticas.

2. Criar

A fossilização é inimiga da eficiência, ainda mais num mundo tão volúvel como o nosso. A adaptabilidade tornou-se mais fundamental que nunca, e para a conseguir é necessária capacidade de experimentação e de inovação.

No caso da InPost, uma das nossas principais apostas é uma abordagem ao transporte de encomendas que está a contribuir para resolver muitos dos problemas da logística atual. O envio ao NÃO domicílio tem-se tornado cada vez mais popular e é um método de envio altamente vantajoso para todas as partes. Acreditamos que será o modelo do futuro.

3. Customizar

O nível de sofisticação de um produto ou serviço pode muitas vezes ser medido pela sua capacidade de atender a necessidades individuais. Enquanto a tecnologia tende a generalizar alguns aspetos das interações humanas, a personalização a todos os níveis está a tornar-se cada vez mais importante.

Na logística, como noutras áreas, é necessário conseguir o tipo de flexibilidade que permite acompanhar as exigências do público à medida que estas possam diferir de pessoa para pessoa ou mudar com o tempo.

4. Coordenar

A velocidade e a complexidade da logística moderna colocam uma ênfase especial na coordenação. É necessária sincronização de tarefas complexas e atenção a múltiplos detalhes, como a preparação para a receção de materiais vindos de um fornecedor, a gestão do stock em armazém de modo a atender ao número de pedidos ou, claro, o envio da encomenda.

Uma das tecnologias que se tornou incontornável, em parte por promover uma boa coordenação entre todas as partes e a transparência no processo, é o rastreio da encomenda. O serviço de rastreio da InPost permite, quer ao remetente quer ao destinatário, descobrir facilmente a localização de um envio em tempo real e a qualquer hora do dia.

5. Consolidar

A consolidação refere-se ao aperfeiçoamento de operações, por forma a aumentar a sua eficiência. Este aumento de eficiência pode envolver, por exemplo, maior rapidez, redução de custos ou melhoramentos na qualidade do produto.

É em grande parte a eficiência proporcionada pela nossa rede de pontos de recolha – que elimina muitas das complicações e atrasos da distribuição capilar – que nos permite oferecer um serviço de entregas ágil a preços atrativos. Poderá consultar as nossas tarifas na página para Envio de Encomenda no nosso site.

6. Colaborar

Uma velha citação afirma que ninguém é uma ilha, e o mesmo se aplica, claro, às empresas. A autonomia completa é uma quimera, e talvez nem fosse desejável – aprendemos demasiado com os outros.

Na logística e nas outras áreas do comércio, o estabelecimento e manutenção de parcerias com base em objetivos comuns é essencial. Um exemplo muito direto é a nossa colaboração com lojas tradicionais de rua para formar a rede de Pontos Pack InPost.

7. Contribuir

A necessidade de contribuir de uma forma positiva para o mundo e sociedade em que vivemos, como cidadãos ou como empresas, não é apenas uma questão de ética: é também uma questão de negócio. Os consumidores dão cada vez mais importância à responsabilidade social e à sustentabilidade, e tomam decisões em conformidade. O reaproveitamento de materiais e a chamada economia circular, por exemplo, assumem um papel cada vez mais relevante.

A logística é uma das áreas económicas que produz mais poluição, e o crescimento do comércio digital está a criar problemas ambientais urgentes. O envio para fora do domicílio representa uma solução mais limpa que as entregas convencionais, reduzindo significativamente as emissões de CO2 geradas para cada encomenda. Visite o nosso site para descobrir mais sobre esta e outras vantagens do envio ao NÃO domicílio com a InPost.

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