ENVIOS EMPRESAS
Descubra todas as facilidades e possibilidades do envio ao NÃO domicílio e faça o seu negócio chegar muuuito longe. .

Share

O que é um operador logístico e porque é que a InPost é o 3PL certo para a sua loja?

Share

Para gestores e empresários que se dedicam ao comércio eletrónico, as referências a “operadores logísticos” aparecem um pouco por toda a parte: tornaram-se um dos pilares da eficiência e competitividade no e-commerce. Mas é fácil ter ideias vagas sobre o assunto. De que se trata ao certo? Que tipos existem? Quais são as suas opções?

Escolher o operador logístico certo pode fazer a diferença entre uma logística que acompanha o seu crescimento e uma que fica para trás. Neste artigo, vamos abordar estas questões e mostrar como a InPost pode ajudar a melhorar a logística da sua loja de e-commerce.

O que é um operador logístico?

Um operador logístico é uma empresa que se encarrega de um ou vários dos processos na cadeia de abastecimento de outra empresa. Transporte, armazenamento, distribuição, preparação de pedidos, devoluções… há muita variabilidade de escolha em termos do que é externalizado.

O objetivo é simples: garantir que os produtos cheguem onde devem, a tempo e em boas condições. E entretanto, fica mais à vontade para concentrar as energias onde estas podem ser decisivas.

Tipos de operadores logísticos: do 1PL ao 5PL

Consoante o nível de externalização e complexidade, os operadores logísticos dividem-se em cinco tipos principais:

  • 1PL (First Party Logistics): tudo fica “em casa”. A empresa gere os seus próprios envio, armazéns e transportes. Costuma ser o ponto de partida para negócios pequenos ou muito controlados internamente.
  • 2PL (Second Party Logistics): Externalizam-se tarefas pontuais, como o transporte ou armazenamento. Por exemplo, contratar uma empresa de transporte para fazer as entregas, mas manter o inventário no seu armazém.
  • 3PL (Third Party Logistics): O modelo mais usado hoje em dia. Externaliza-se grande parte da logística a um fornecedor especializado que se encarrega de recolher, armazenar, preparar e entregar os seus produtos, tudo com rastreabilidade.
  • 4PL (Fourth Party Logistics): Aqui, falamos de um nível mais estratégico. Um 4PL coordena vários 3PL, otimiza recursos e gere a logística como um todo. É uma estratégia habitual em grandes corporações com estruturas logísticas mais complexas.
  • 5PL (Fifth Party Logistics): Pensado para empresas que operam com altos volumes, modelos globais e automatização avançada. Entra em campo a planificação de redes logísticas digitais, análise de dados e tomada de decisões com base em decisões sobre o futuro.

Esta classificação permite entender até que ponto uma empresa poderá querer ou precisar de externalizar a sua logística. Dependendo do tipo de negócio, há um modelo que se encaixará melhor.

A diferença fundamental entre operadores 3PL e 4PL

A confusão entre os dois é frequente, mas o seu papel é distinto:

  • O 3PL executa tarefas logísticas (transporte, entregas devoluções).
  • O 4PL funciona como consultor e coordenador de vários 3PLs, otimizando toda a cadeia logística.

Se procura execução direta e soluções prontas para a aplicação, um 3PL – como a InPost – é o ideal. Se procura uma gestão global e estratégica que envolve diferentes operadores, é de um 4PL que está à procura.

Operador logístico 3PL: o modelo mais comum

O modelo 3PL é o modelo atualmente mais usado de externalização. O 3Pl encarrega-se de atividades essenciais como:

  • Transportar mercadorias
  • Armazenamento e distribuição
  • Preparar e dar seguimento a pedidos
  • Gerir devoluções

É a opção mais recomendada para negócios online ou em fase de crescimento. Ao externalizar estes processos, fica com a liberdade para se concentrar nas suas atividades principais, enquanto melhora os tempos de entrega, fica com mais flexibilidade para escalar o negócio e mantém ainda assim o controlo total sobre as operações.

Adicionalmente, um bom 3PL atua como um sócio logístico estratégico, usando tecnologia que permite um processo de transporte transparente, rastreável e eficiente em todas as fases.

A InPost como operador logístico 3PL

A InPost é um operador 3PL com soluções logísticas completas e idealmente concebidas para o e-commerce. Através da nossa rede híbrida de Lockers inteligentes e Pontos Pack situados em estabelecimentos de comércio locais, gerimos os seus envios com a flexibilidade e rapidez que os mercados atuais requerem.

Encarregamo-nos de:

  • Recolher e entregar encomendas em contextos comerciais e de e-commerce.
  • Manter uma rede híbrida próprio de mais de 12 000 pontos de recolha e entrega na Península Ibérica, com acesso 24 horas por dia ou em horário comercial.
  • Permitir rastreio em tempo real, tanto para quem envia como para quem recebe.
  • Gestão de devoluções otimizada, concebida especificamente para o contexto online.

Tudo isto com ferramentas digitais fáceis de integrar e pensadas para melhorar a experiência dos seus clientes.

InPost: o operador logístico certo para a sua loja

Atualmente, ser operador logístico significa ser um parceiro estratégico que ajuda a impulsionar o crescimento do seu negócio. Alguém que entende como trabalha e o acompanha com soluções reais.

Na InPost, o nosso modelo 3PL traduz-se em serviços acessíveis, sustentáveis e adaptados ao dia a dia das empresas. Quer se trate de uma loja digital ainda a dar os primeiros passos ou de uma marca consolidada, estamos aqui para que a sua logística seja mais fácil e eficiente.

Interessado em melhorar as suas operações logísticas? Visite o nosso espaço na web e descubra mais sobre as vantagens de colocar os seus envios nas nossas mãos.

 

 

Te recomendamos

CATEGORÍAS

NOVEDADES