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Estratégias para o comércio digital no Natal

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Aproxima-se o Natal. Para muitas empresas, estas são as semanas mais lucrativas do ano. Tal como as crianças, as empresas sonham com um fim de ano perfeito, e prefeririam não ter deceções.

Algumas estratégias podem pôr a sua empresa no caminho certo para este Natal. Estas são as nossas dicas para as lojas de comércio online durante a época das festas.

1. Oferecer os custos de transporte

Portes de envio inesperados, na altura do “check out”, são a principal razão para o abandono do carrinho de compras. Por outro lado, oferecer o envio é o tipo de incentivo mais eficaz ao dispor de uma loja virtual.

Uma estratégia muito usada é oferecer o envio apenas para encomendas acima de determinado valor, para eliminar o problema das margens de lucro baixas associadas a encomendas pequenas e, ao mesmo tempo, incentivar mais compras.

A InPost especializa-se numa logística de última milha sustentável e eficiente, baseada no uso de uma vasta rede de pontos de recolha, que lhe permitirá fazer envios de encomendas económicos, rápidos e que contribuirão para uma experiência positiva dos seus clientes. Visite o nosso site para descobrir mais sobre nós.

2. Lançar uma campanha promocional de Natal

Uma campanha promocional é uma forma comum e eficaz de chamar a atenção do público, aumentar os números de vendas e alargar a sua base de clientes.

Anuncie a campanha com antecedência, e crie expectativa com informações sobre os descontos e novidades que esta incluirá. Depois da campanha começar, certifique-se de que toda a gente que visita o site está ao corrente dela, através, por exemplo, de uma mensagem pop-up. Não faz sentido ter uma campanha a decorrer sem alertar o visitante de que é a melhor altura para fazer compras na sua loja.

3. Criar Pacotes de Natal

Criar pacotes, ou bundles, para lojas que vendem alguns tipos de artigos, é uma forma de partilhar do espírito das festas, oferecer uma boa proposta, através de um preço de conjunto atraente, e talvez criar o presente perfeito de que alguém estava à procura para um amigo. Outra vantagem desta estratégia é que é um modo de dar a conhecer e a experimentar um conjunto de amostras dos seus produtos, que poderão angariar clientes regulares.

Disponibilizar vales de oferta poderá ser outra ideia útil.

4. Preparar guias de presentes

Muitas pessoas ficam indecisas no momento de escolher presentes para familiares, amigos e colegas, e aceitam de boa vontade sugestões. Faça uma lista de recomendações com os seus artigos mais populares.

5. Relembre clientes de descontos ativos

Se ofereceu, por exemplo, um código promocional em troca de uma subscrição, esta é uma boa ocasião para recordar o cliente de que esse desconto está disponível.

6. Promover produtos escolhidos

Esta é uma altura em que é mais provável que haja mais pessoas a visitar o seu site. Sobretudo se se tratar de uma loja com uma grande variedade de artigos, é natural que não saibam por onde começar e se percam nas opções. Esse tipo de hesitação desencoraja facilmente a compra. Por isso, deixe claro por onde começar, dando a conhecer os seus produtos mais vendidos ou promoções imperdíveis.

7. Combater o abandono do carrinho

Procurar diminuir o abandono do “carrinho de compras” é um dos grandes desafios para todas as lojas online, e já abordámos este tema num outro artigo. Durante o Natal, a proporção de abandonos é ainda maior, devido à quantidade de pessoas que está apenas a dar uma olhadela à procura do presente perfeito.

Contudo, criar promoções relevantes e uma sensação de urgência pode permitir aproveitar melhor as circunstâncias; por exemplo, fazer ofertas com tempo limitado. Outra ideia é o envio de mensagens automáticas de lembrete sobre o carrinho abandonado.

8. Usar as redes sociais

As redes sociais são, como sempre, uma ferramenta poderosa no comércio digital. Use os seus canais para fazer publicações dedicadas às festas, para potenciar o alcance da sua campanha, chegar a uma audiência maior e gerar interesse.

9. Criar uma campanha de emails de Natal

Uma campanha de mensagens é uma forma típica de pôr os seus clientes a par das novidades e promoções. Use imagens e texto alusivos à época e, se possível, personalize a mensagem em termos do texto e da informação: uma mensagem de Feliz Natal é um modo simples e simpático de fortalecer a sua relação com o cliente.

10. Devoluções simples e gratuitas

As festas são a ocasião em que há uma proporção maior de devoluções de compras, por motivos fáceis de compreender. Disponibilizar uma devolução sem custos reduz o peso da decisão de compra e elimina muitas hesitações.

O serviço InPost integra uma abordagem extremamente eficaz e simples às devoluções, que podem ser feitas, tal como os envios, através da nossa rede de Pontos Pack e Lockers. Entre em contacto connosco hoje mesmo e descubra todas as vantagens que o nosso serviço de entrega de encomendas pode representar para o seu negócio!

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