ENVIOS EMPRESAS
Descubra todas as facilidades e possibilidades do envio ao NÃO domicílio e faça o seu negócio chegar muuuito longe. .

Share

As suas escolhas: os dilemas do transporte nas compras virtuais

Share

Não basta encontrar a loja online certa nem selecionar o produto que preferimos: também no que toca ao modo como recebemos as nossas compras é necessário fazer escolhas. E se as escolhas são boas porque nos dão controlo sobre os processos, também é verdade que podem acrescentar mais uma medida de complexidade.

Neste artigo, vamos explorar 5 das escolhas mais importantes que enfrentamos quanto ao transporte de encomendas e o modo como as soluções da InPost permitem conciliar estas dualidades e abordar os desafios do mundo moderno.

1. Tempo vs. custo

Não é difícil adivinhar que o custo é um dos fatores mais importantes nas escolhas de consumidores. Há estudos que têm sugerido que a maioria das pessoas prefere inclusivamente pagar mais pelo artigo que pelo transporte.

Mas um aumento no preço é o revés típico de uma entrega mais rápida: o resultado de as empresas de transporte de encomendas acionarem recursos adicionais para acelerar processos.

Entretanto, para muitos compradores, o prazo de entrega é, até certo limite, menos importante que o preço: muitas pessoas não se importam de aguardar mais um dia ou dois pela sua compra. Este é um facto importante, até porque uma entrega rápida tem mais inconvenientes que o aumento de preço; como veremos mais abaixo, há também implicações ambientais.

2. Flexibilidade vs. fiabilidade

Duas tendências que, não sendo antagónicas, podem parecê-lo pelo menos em espírito encontram-se na procura atual pelo máximo de flexibilidade e, ao mesmo tempo, fiabilidade. Isto é, o que se pretende é uma abordagem pouco propensa a percalços – atrasos, problemas, erros, danos no transporte – e que simultaneamente dê uma grande margem de escolha ao consumidor e se molde com facilidade às suas preferências.

Estas duas demandas não são impossíveis de conciliar – a entrega através dos Pontos Pack e Lockers da InPost consegue este equilíbrio evitando as complicações associadas às entregas convencionais e mantendo o processo maleável a diferentes rotinas.

3. Distância vs. proximidade

Uma parte significativa da atração do comércio online prende-se com a possibilidade de fazer compras a uma loja que se encontra noutra cidade, noutro país ou até noutro continente. Não apenas isso: é um facto que a etapa mais desproporcionalmente ineficaz e problemática do processo de transporte é a chamada “última milha”, a última fase antes da entrega. No transporte de longa distância, a parte do percurso feita por navio é relativamente eficiente e menos poluente.

E contudo, não há dúvida dos benefícios e dos prazeres de fazer compras localmente, quer para o consumidor quer para a comunidade. Uma grande parte das lojas atuais têm presença online, o que permite conjugar o conforto do comércio virtual com a proximidade. Escolher a entrega fora do domicílio é não só uma forma de apoiar o comércio local – entre outras que exploramos no artigo que poderá ler clicando aqui – como é uma forma de aumentar a eficiência e evitar muitos dos problemas da última milha.

4. Urgência vs. sustentabilidade

Muitas lojas online disponibilizam opções para entregas urgentes. Entretanto, este recurso tem um custo que não é apenas monetário: a urgência implica também mais poluição e danos ao meio-ambiente. As emissões de carbono geradas no processo de transporte são uma das consequências mais preocupantes do e-commerce e é sempre recomendável que, a não ser em casos de genuína necessidade, se prefiram as opções mais lentas.

Para quem se preocupa com o planeta, receber encomendas através de um ponto de recolha da InPost representa uma alternativa mais sustentável, devido a uma maior consolidação de encomendas, ao uso de rotas bem estudadas e à possibilidade de fazer o transporte a horas de menos tráfego.

Estamos determinados a ser Net-Zero até 2040. Descubra mais sobre o nosso compromisso com a sustentabilidade na nossa página web.

5. Entrega convencional vs. fora do domicílio

A forma de envio em que a InPost se especializa – o envio ao NÃO domicílio – tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Para além da comodidade e simplicidade que representa para todas as partes, o envio através de pontos de recolha é altamente eficiente.

A coordenação de uma vasta rede – constituída por mais de 12 000 Pontos Pack e Lockers por toda a Península Ibérica – através do uso da tecnologia mais atual permite-nos oferecer um serviço de transporte de encomendas que é ao mesmo tempo ágil e económico. Poderá consultar aqui as nossas tarifas.

Visite a nossa página para descobrir mais sobre nós e não se esqueça de experimentar por si as vantagens de enviar e receber encomendas com a InPost!

 

 

Te recomendamos

CATEGORÍAS

NOVEDADES