As estratégias que o mundo comercial tinha como estabelecidas e a “viagem do cliente” que estava delineada nos planos de mil empresas sofreram uma reviravolta profunda. O mundo digital introduziu uma série de variáveis novas, e as compras já não se fazem no espaço relativamente fechado de uma loja física: há um mundo digital, comparações instantâneas, avaliações de outros compradores, transporte e receção de encomendas… Um número imenso de aspetos que ganharam um novo relevo.
Este artigo é sobre 6 critérios fundamentais, que nenhuma loja online pode negligenciar, que influenciam as decisões de compra dos consumidores atuais.
1. Preços e promoções
Para começar com um ponto importante, não é verdade que o preço seja o fator absoluto nas decisões de compra da maioria das pessoas, como por vezes se imagina; muitos consumidores consideram o preço em comparação com outras variantes, como a qualidade do produto ou a sustentabilidade ambiental.
Mas não há dúvida de que o custo é um elemento central. Uma secção de produtos em promoção ou eventos de saldos podem ajudar muito a impulsionar as suas vendas.
Uma das estratégias mais importantes, do ponto de vista das empresas, é estabelecer um modelo de precificação adequado, o que envolve entender como a empresa se posiciona em relação à concorrência. Não conhecer como a sua loja se situa em termos de preços no mercado é perigoso, ainda mais no e-commerce, em que os consumidores comparam preços mais cuidadosamente.
2. Qualidade e reputação do produto
A maioria dos compradores online pesquisa por pelo menos 10 ou 15 minutos antes de fazer uma compra; uma boa proporção, por mais tempo que isso.
Certifique-se de que apresenta todas as informações de que alguém pode precisar antes da compra, assim como fotografias fiáveis e de boa qualidade. Outra questão vital são as pontuações e comentários de compradores. Encoraje e peça “reviews”, e procure retificar más experiências.
Um aspeto cada vez mais importante nas decisões de compra de muitas pessoas é a sustentabilidade, o que se pode aplicar não apenas ao produto, mas também ao transporte. Clique aqui para descobrir mais sobre o compromisso da InPost com um futuro mais verde e como pode melhorar essa vertente nos seus envios.
3. Segurança
Para muitas pessoas, o risco de burlas e de outros perigos é um dos principais entraves a comprar online. A sua loja deve fazer tudo o necessário para mostrar ser merecedora de confiança.
Protocolos e certificados de segurança emitidos por terceiras partes podem ser valiosos, assim como a disponibilidade de métodos de pagamento seguros e variados. Uma presença forte nas redes sociais, para além de ser uma estratégia de vendas sensata em geral, também aumenta o grau de credibilidade da sua loja.
4. Política de devolução
Comprar sem poder primeiro examinar pessoalmente um produto tem as suas desvantagens, e muitas pessoas já se desiludiram com uma compra feita online. A política de devoluções é um dos critérios mais focados por potenciais compradores.
Uma das formas de diminuir o número de devoluções é com informação abundante e fotografias a cores e fidedignas; mas é habitual e natural haver um número maior de artigos devolvidos que numa loja física em qualquer caso. Estabeleça uma política de devoluções clara, simples e pouco restritiva, e deixe toda a informação necessária bem visível e fácil de aceder.
O serviço InPost integra uma forma simples e ágil de organizar as devoluções, para além dos envios. Visite a nossa página para descobrir mais sobre a nossa rede de Pontos Pack e Lockers.
5. Experiência no website
A maioria das pessoas que compra pela internet, fá-lo por uma questão de conveniência, e uma experiência desagradável ou difícil na página de compra causa facilmente o abandono da mesma. O website deve ser rápido e fácil de navegar, e o processo de checkout deve ser fluido.
É fácil para quem tem uma loja desenvolver “ângulos cegos” relativamente a problemas, devido à familiaridade. Pedir ajuda profissional, ou até uma opinião amiga, pode ser uma forma de detetar áreas a precisar de melhoria.
Um ponto hoje em dia fundamental é que a página deve estar adaptada a aparelhos móveis.
6. Transporte e entrega da encomenda
As estatísticas mostram que o envio da encomenda tem um grande peso nas decisões de compra a diversos níveis, como os custos de transporte, o prazo de entrega ou a variedade de opções de entrega disponíveis. Para além disso, tem impacto na satisfação do cliente e na probabilidade de este voltar a fazer compras na mesma loja.
O serviço de transporte de encomendas da InPost está perfeitamente concebido para o comércio virtual e proporciona uma forma barata e eficaz de fazer envios através de uma rede vasta de pontos de recolha, uma modalidade de entrega cada vez mais popular.
Contacte-nos para descobrir mais sobre a nossa oferta para empresas e dê o primeiro passo para transformar a sua logística de envios hoje mesmo.


