Muitas lojas online, quando pensam em termos da sua estratégia, focam-se em certos pontos fundamentais, como a qualidade do produto, o preço, ou o marketing. Por sensato que possa ser não perder de vista estes elementos, há alguns fatores que influenciam o comportamento do consumidor online que podem passar desapercebidos.
Estes são 10 desses fatores subtis que podem fazer a diferença para a sua empresa online.
1. Uma Boa Descrição do Produto
É normal, ainda mais para lojas pequenas, não prestarem a atenção devida a detalhes como as descrições. No entanto, informações detalhadas e completas, juntamente com fotos de boa qualidade, sobre todas as dúvidas que possam surgir sobre um artigo são uma forma comprovada de aumentar conversões.
2. Sustentabilidade
O ambientalismo não é apenas uma questão ética: é também uma prática inteligente de negócio. A sustentabilidade transmite uma imagem ética e profissional de uma empresa, e muitos consumidores procuram fazer escolhas ambientalmente conscientes. Há muitos modos de melhorar o desempenho ambiental de um negócio: de algo tão simples como praticar a reciclagem, a disponibilizar o envio ao NÃO domicílio – o modo de envio mais sustentável.
3. Páginas de Novos Produtos e de Produtos Mais Procurados
Renovar o conteúdo da sua página inicial com os últimos produtos não captará facilmente a atenção de visitantes regulares: os olhos tendem a aprender a ignorar as novidades. É preferível criar um ícone especial para a página de novos produtos, que despertará a curiosidade e levará a mais cliques. Outra boa ideia é uma página com os produtos mais vendidos, que capta a atenção, é um bom ponto introdutório para novos clientes e poupa cliques a clientes regulares.
4. Modalidade de Entrega
O transporte e entrega são fatores essenciais para a satisfação do cliente nas vendas virtuais. Oferecer a opção do envio através de ponto de recolha, usando a vasta rede de Pontos Pack e Lockers da InPost, é a forma mais flexível e confortável de receber uma encomenda ao dispor dos seus clientes. Clique aqui para ver a nossa oferta para empresas.
5. Facilidade na Procura de Produtos
Uma página web bem organizada e simples de utilizar faz com frequência a diferença entre um cliente que concretiza uma compra e um que não torna a visitar a loja. Os dados mostram que o mais provável é que um cliente abandone a procura se não conseguir encontrar o produto que pretende em duas tentativas de pesquisa.
6. Navegação por Categorias
Este ponto está relacionado com o anterior: mesmo em casos em que a loja possa vender uma gama pequena de produtos, vale a pena considerar organizar as páginas de produtos por categorias. Quanto mais organizada e clara for a navegação, em geral, maior será a atração sobre qualquer visitante e maior a probabilidade de conversão.
7. Custos de Envio
Os portes de envio têm um peso crítico nas decisões de consumidores – ninguém gosta de pagar mais, e as estatísticas mostram o efeito especialmente dissuasor de pagar mais pelo transporte. Fazer envios em parceria com a InPost significa usar uma abordagem logística, baseada no uso de uma rede de pontos de recolha bem organizada e de tecnologia eficaz, que combina a qualidade com o preço. Consulte a nossa oferta para empresas e entre em contacto connosco hoje mesmo.
8. Recomendações Relevantes
Recomendações específicas, baseadas no histórico de compras de um cliente ou nas suas preferências, podem ser um instrumento de marketing poderoso. A personalização e o tratamento diferenciado, específico, é um dos focos de atenção do e-commerce moderno. Aumentar o nível de personalização faz o comprador sentir-se valorizado e é um fator importante na fidelização de clientes.
9. Um Processo de Checkout Simples
Muitas compras são abandonadas quase ao “cair do pano”, no écran de checkout, quando este se revela demasiado complicado ou trabalhoso. Simplifique ao máximo: se possível, estabeleça a possibilidade de checkout com um só clique.
10. Política de Devoluções
Uma política de devoluções clara, fácil e que deixe o consumidor tranquilo é uma consideração incontornável no comércio digital. A maioria das pessoas verifica a política de devoluções antes da compra e esta torna-se facilmente decisiva.
É claro, facilitar as devoluções implica a necessidade de uma estratégia de logística inversa. As devoluções podem ser feitas com a InPost do mesmo modque a entrega, através do uso da nossa rede de pontos de recolha, uma abordagem altamente eficiente.