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Como o comércio digital mudou a nossa forma de comprar

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A popularização do comércio eletrónico transformou e continua a transformar os nossos hábitos como consumidores, da forma como nos relacionamos com as lojas e marcas, ao número de recursos que temos à disposição para nos ajudar a decidir sobre um dado produto, e muito mais.

Neste artigo, vamos explorar algumas das mudanças mais salientes dos últimos anos. Conhecer estas mudanças é essencial para compreender o mundo em que, seja no papel de vendedores ou de consumidores, vivemos.

Conveniência e agilidade

Este é um dos grandes fatores que faz muitas pessoas preferirem o comércio digital. Não só nos é possível fazer compras na comodidade do nosso lar, como quem tem uma rotina atarefada não precisa de se limitar aos horários das lojas. Por exemplo, não temos de nos encontrar por perto para aproveitar uma campanha de saldos.

A logística de transporte de encomendas também está a mudar para acompanhar esta demanda pela flexibilidade, e a rede de pontos de recolha da InPost representa uma solução perfeitamente concebida para o comércio digital: os nossos Pontos Pack e Lockers moldam-se facilmente aos seus horários e preferências, para além de proporcionarem uma relação preço-qualidade imbatível.

O consumo recreacional

Tem sido recentemente dada bastante atenção ao conceito de consumo recreacional, isto é, de compra como forma de entretenimento e fonte de prazer em si própria. Pessoas inclinadas ao consumo recreacional tomam o seu tempo quando fazem compras e desfrutam do processo, valorizando a experiência. Há um deleite próprio em descobrir as nossas próximas aquisições, enviá-las para a “cesta de compras” e finalizar a encomenda, e as lojas têm procurado formas de aumentar esse deleite.

Expectativa de personalização

As ferramentas digitais permitiram uma ênfase crescente na personalização, das recomendações específicas à comunicação individualizada. A expectativa de se ser tratado como uma pessoa individual é cada vez mais importante, e as campanhas publicitárias destinadas ao público em geral podem ser menos eficazes.

A abundância de anúncios e de mensagens publicitárias individualizadas no ambiente digital tem efeitos complexos. Em alguns casos, pode fomentar as compras por impulso. Noutros, pelo contrário, tende a produzir a dessensibilização ou a encorajar uma atitude cautelosa. Um facto geral é o encurtamento dos nossos limiares de atenção: as mensagens têm de tentar captar a atenção logo a partir do primeiro instante.

Preocupações com o meio-ambiente

O comércio digital só veio relembrar e reforçar a importância das práticas sustentáveis, uma vez que as emissões de carbono no transporte contribuem significativamente para o problema. Uma grande parte das pessoas preocupa-se com o meio-ambiente e procura fazer escolhas conscienciosas quando faz compras.

É importante notar que também neste aspeto a entrega fora do domicílio tem a vantagem, representando uma redução substancial da poluição gerada por cada encomenda. Visite o nosso espaço e descubra mais sobre o nosso compromisso com a sustentabilidade.

A compra como experiência social

Sem prejuízo da importância que a publicidade de boca-em-boca sempre teve para o comércio, a compra nunca foi uma experiência tão comunitária como é hoje, das avaliações e comentários de compradores online, à importância das redes sociais e dos influencers. Os interesses específicos ou especializados alimentam frequentemente grupos e fóruns dedicados.

Fidelidade

O mundo digital facilitou uma variedade de estratégias promocionais e de fidelização. É muito comum, por exemplo, que descontos ou outros incentivos encorajem compras regulares com uma loja. Vale a pena recordar que a concorrência digital é menos limitada por circunstâncias geográficas, pelo que a satisfação do cliente é mais importante que nunca.

As afinidades e ligações emocionais que desenvolvemos para com uma marca ou loja são fatores importantes, e num mundo cada vez mais cheio de automatismos, a autenticidade é preciosa. Por esse motivo, o “storytelling” tornou-se um conceito fundamental: é importante contar uma história.

Devoluções

A devolução é inseparável do comércio eletrónico, ainda que novos recursos, como a realidade virtual, que nos permitem experienciar muito vividamente um artigo antes de o encomendar, procurem diminuir a sua necessidade. A maior parte das pessoas verifica com atenção à política de devolução antes de uma compra, e em alguns setores é comum encontrar-se uma cultura de devolução, em que as compras são feitas na via das dúvidas e sem muita hesitação, apenas para depois devolver uma grande parte.

Usar o serviço da InPost significa que as devoluções podem ser efetuadas com comodidade e eficiência, uma vez que também estas podem ser feitas através dos nossos pontos de recolha. Da próxima vez que comprar numa loja como a Vinted ou a Shein, ou que precisar de fazer um envio, experimente por si todas as vantagens de confiar as suas encomendas às nossas mãos.

 

 

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